Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 12-12-2009

Apple processa Nokia por infringimento de patentes do iPhone
A fabricante de computadores contra-ataca sua rival nos smartphones mais uma vez em torno de viola��es de patentes
Apple processa Nokia por infringimento de patentes do iPhone
Foto: http://macmais.terra.com.br/mac-cms/wp-content/uploads


A Apple disse nesta sexta-feira que estava dando entrada a um processo judicial contra a fabricante de telem�veis finlandesa Nokia, por infringimento de 13 das suas patentes.

Outras companhias devem competir connosco inventando as suas pr�prias tecnologias e n�o roubando as nossas," disse o conselheiro geral da Apple, Bruce Sewell, em um comunicado de imprensa emitido hoje.

No processo que foi assinado no tribunal distrital de Delaware, a Apple acusa a Nokia de alegadamente plagiar tecnologias que governam o processamento de sinais em tempo de real, teleconfer�ncias, display gr�fico, conserva��o de energia e outras �reas dos smartphones.

"A Nokia precisa de acesso a propriedade tecnol�gica da Apple porque a Nokia copiou e agora est� usando as tecnologias patenteadas," diz a Apple no processo. "A Nokia escolheu copiar o iPhone, especialmente seu t�o popular design e interface do usu�rio," alegou a Apple.

A Apple nomeou o smartphone Nokia E71 como um dos produtos que alegadamente infringem suas patentes, assim como todos aparelhos da Nokia que tenham uma c�mera pr�-integrada e aqueles que usam as plataformas S60 ou Symbian. O E17 � dos mais modernos telem�veis do Nokia e neste momento � vendido a cerca de $250 (pre�o de rua).

A Apple est� pedindo ao juiz que decida em favor de uma compensa��o n�o especificada e que barre a Nokia de usar as tecnologias em quest�o, nos seus produtos.

A Nokia foi a primeira a mover uma a��o judicial contra a Apple em Outubro, acusando a fabricante dos computadores Macintosh de ter violado 10 das suas patentes, relacionadas com as tecnologia sem fio usadas no iPhone.

A Nokia n�o � a �nica companhia envolvida em batalhas judiciais com a Apple. A fabricante de iPhone est� dentro de uma batalha nos tribunais com a Psystar, empresa que fabrica clones dos computadores Mac.

As a��es da Apple ca�ram 1.16% nas transa��es do meio dia da sess�o de hoje da NASDAQ.


A fabricante de computadores contra-ataca sua rival nos smartphones mais uma vez em torno de viola��es de patentes
Apple processa Nokia por infringimento de patentes do iPhone


Fonte: ibtimes
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir