Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-03-2010

Eleição iraquiana tem comparecimento alto apesar de atentado
Série de ataques deixa ao menos 36 mortos; primeiro-ministro do país e Obama elogiam sucesso da eleição
Eleição iraquiana tem comparecimento alto apesar de atentado
Foto: www.estadao.com.br

BAGDÁ - Apesar de uma série de ataques que deixou ao menos 36 mortos em Bagdá, as eleições gerais no Iraque foram marcadas por um comparecimento em massa, maior do que o das eleições de 2005, boicotadas pelos sunitas. Ainda não foram divulgados dados oficiais sobre participação e apuração na segunda eleição no país desde a invasão americana em 2003 e a derrubada de Saddam Hussein. O resultado oficial deve sair em três dias.

Xiitas e sunitas foram às urnas apesar da violência. "Votei em Nouri al-Maliki porque confio nele como o homem que vai ter sucesso em nos livrar das milícias e construir um Estado forte", disse Saad Mahdi, um engenheiro de 43 anos de Bagdá à Associated Press.

"Eu votei e não me importo com as explosões", declarou à Efe o funcionário público Abu Ali, que tem 32 anos e foi votar em um colégio eleitoral perto do aeroporto de Bagdá. "Estamos acostumados com estas bombas e acho que alguns destes grupos são apoiados pelo gtoverno para botar medo nos sunitas", afirmou, por sua vez, o também servidor público Abu Sayad, de 40 anos.

A coalizão de Maliki, "Governo da lei", formada por xiitas seculares, é uma das favoritas nas eleições de hoje. Ela disputa o favoritismo com a Aliança Nacional Iraquiana, de Moqtada al-Sadr, formada por xiitas religiosos, e a Iraqya, uma aliança de xiitas e sunitas seculares. Há outras coalizões menores, como a Aliança Curda, a Unidade Iraquiana - também formada por xiitas e sunitas seculares, e o Acordo Iraquiano, de sunitas seculares.

Maliki disse que este domingo foi um "dia de vitória" frente às tentativas de grupos terroristas de impedir as eleições parlamentares realizadas hoje no país. "Este dia de eleições é um dia de vitória contra os assassinos, aqueles que não querem a democracia", afirmou Maliki em mensagem transmitida pela televisão estatal.

O primeiro-ministro, que chegou ao poder em 2006 e tenta a reeleição neste pleito, agradeceu também o esforço das forças de segurança "que sacrificaram sua vida" para proteger o desenvolvimento da votação.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que as eleições são um marco importante na história do país e elogiou a coragem dos iraquianos que votaram no segundo pleito geral desde a invasão americana, há quase sete anos.

"Hoje, o povo do Iraque votou para escolher seus governantes na segunda eleição nacional" do país, disse Obama, que se pronunciou na Casa Branca acompanhado do vice-presidente americano, Joseph Biden. "Em todos os sentidos, isto foi um marco importante na história iraquiana", acrescentou.

Com informações da Efe, da Reuters e da Associated Press

Eleição iraquiana tem comparecimento alto apesar de atentados
Série de ataques deixa ao menos 36 mortos; primeiro-ministro do país e Obama elogiam sucesso da eleição

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir