Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-03-2010

Lula pede que Meirelles fique; presidente do BC responde na 4ª
Segundo Meirelles, Lula pediu que ele fique no Banco Central até o final deste governo
Lula pede que Meirelles fique; presidente do BC responde na 4ª
Foto: AP

LARYSSA BORGES

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, informou nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a ele nesta tarde que continue à frente da autoridade monetária até o final de 2010 como forma de garantir estabilidade para o próximo presidente, a ser escolhido nas eleições de outubro. "Eu pedi a ele 24 horas para pensar sobre esse pedido dele e, portanto, amanhã vou dar uma resposta final ao presidente se de fato eu fico no Banco Central, conforme pedido dele até o final do mandato, ou se eu de fato iria sair para contemplar uma via eleitoral", afirmou.

Cotado como potencial vice na chapa governista da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Meirelles pediu 24 horas para pensar e decidir se abandona de vez qualquer pretensão política neste pleito.

"Eu tive uma reunião agora com o presidente Lula exatamente para conversamos, onde nós tínhamos combinado que ele em primeiro lugar me diria qual é a opinião dele. O presidente, a opinião dele, é a de que, se depender dele, eu fico no Banco Central", afirmou o presidente do BC, dizendo, contudo, que ainda precisará de um prazo para definir seu futuro político. "Ele me fez um pedido para que eu fique no Banco Central até o final deste governo para completar o trabalho de estabilização da economia brasileira e também para assegurar que entregaremos para o próximo governo uma política de Estado, com crescimento, inflação na meta e com todas as condições para que o Brasil possa manter esse ritmo de crescimento para os próximos anos."

Ao anunciar o pedido de prazo, Meirelles disse que um dia a mais de indefinição não afetará os mercados, uma vez que já é esperado que ele divulgue em breve uma posição sobre suas pretensões políticas. "A posição do presidente está definida. Ele de fato me pediu para ficar", afirmou. "Eu vou pensar. O mercado já está aguardando."

Lula pede que Meirelles fique; presidente do BC responde na 4ª

Segundo Meirelles, Lula pediu que ele fique no Banco Central até o final deste governo


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir