Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-05-2010

Deputados alemães aprovam ajuda à Grécia
Angela Merkel conversa com Wolfgang Schaeuble na câmara baixa do parlamento
Deputados alemães aprovam ajuda à Grécia
Foto: AFP

BERLIM, Alemanha — Os deputados alemães aprovaram nesta sexta-feira a impopular lei que autoriza uma ajuda à Grecia de 22,4 bilhões de euros ao longo de três anos, apesar de uma eleição crucial no domingo para a coalizão da chanceler Angela Merkel, e de uma opinião pública hostil.

A Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento alemão) aprovou a lei com uma confortável maioria de 390 deputados a favor, dos 601 presentes. Setenta e dois deputados votaram contra a medida e 139 optaram pela abstenção.

O governo argumento que era necessário defender o euro e a Europa.

"Para os alemães, com suas experiências particulares do século XX, a estabilidade da moeda não é um tema menor", disse o ministro das Finanças, Wolfgang Schauble.

Segundo uma pesquisa recente, 56% dos alemães são contrários ao plano elaborado pela Eurozona e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para resgatar a Grécia, que chega a 110 bilhões de euros.

O governo de Merkel tentou evitar a questão até o último momento, levando em consideração a crucial eleição de domingo no estado regional de maior população da Alemanha, Renania do Norte-Westfalia.

A coalizão conservadora-liberal de Merkel pode perder a maioria na Bundesrat (Câmara Alta do Parlamento) em caso de derrota no domingo, o que a obrigaria a negociar com a oposição.

As tergiversações da chanceler, que durante várias semanas pensou que as declarações de intenções seriam suficientes para acalmar os mercados, irritaram os parceiros europeus da Alemanha.

Na Grécia, Merkel é considerada a responsável pelo agravamento da situação pela recusa com um comprometimento rápido com o plano de resgate.

Deputados alemães aprovam ajuda à Grécia

Angela Merkel conversa com Wolfgang Schaeuble na câmara baixa do parlamento


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir