Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-07-2010

Em ato oficial, Lula atribui projeto do trem-bala a Dilma
Depois do PAC, do pré-sal e do programa Minha Casa, Minha Vida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acrescentou ontem mais uma peça ao esquema eleitoral para promover a campanha da candidata Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto: desta vez, o pape
Em ato oficial, Lula atribui projeto do trem-bala a Dilma
Foto: documentoreservado.com.br/.../2009/08/Lula1.jpg


Durante cerimônia de lançamento do edital de licitação, na sede da Presidência, em horário de agenda oficial do governo, Lula usou o discurso para enaltecer a figura de Dilma, a quem atribuiu a responsabilidade de fazer o projeto do TAV (Trem de Alta Velocidade).
"A verdade é a seguinte: eu não posso deixar de dizer, aqui, que nós devemos o sucesso disso tudo que a gente está comemorando aqui a uma mulher. Na verdade, nem poderia falar o nome dela porque tem um processo eleitoral, mas a história a gente também não pode esconder por causa de eleição!, disse o presidente. "A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV, e foi ela quem cuidou, junto com a Miriam Belchior, junto com a Erenice (Guerra)", continuou, sob aplausos de plateia de cargos comissionados, políticos da base aliada e militantes.
A lei 9.504, chamada Lei Eleitoral, que estabelece as regras para as eleições, proíbe os agentes públicos de ceder ou usar em benefício de candidato bens móveis ou imóveis pertencentes à administração. Com base nesse dispositivo, há a interpretação de que agente público não pode usar evento do governo para fazer campanha em prol de seu candidato.
No ano passado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o então governador do Maranhão, Jackson Lago, por série de motivos. Um deles foi um DVD incluído no processo no qual o governador na época da campanha, José Reinaldo, declarava apoio explícito a Jackson Lago durante ato de governo.
O discurso de Lula foi construído para atingir a apoteose com a citação a Dilma, percorrendo críticas aos governos anteriores. O presidente foi falando das medidas audaciosas que fazem os governos tomar grandes decisões e assumir riscos.
Aproveitou para fazer até referência irônica à tragédia da Linha 4 do Metrô de São Paulo, em janeiro de 2007, quando morreram sete pessoas no desabamento de um dos túneis. Ao final, arrematou: o trem brasileiro de alta velocidade é um projeto que "nós devemos a uma mulher (...) A companheira Dilma Rousseff".


Fonte: dgabc
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir