Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-11-2010

Quem torturou a Dilma deve estar tomando choque por dentro
Presidente disse que ela sofreu muito mais preconceito que ele
Quem torturou a Dilma deve estar  tomando choque por dentro
Foto: jornalismob.wordpress.com

Renan Ramalho

Em um discurso marcado por refer�ncias hist�ricas ao papel da esquerda, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva fez nesta quinta-feira (25) uma homenagem � presidente eleita Dilma Rousseff e uma provoca��o aos agentes da repress�o do regime militar (1964-1985).

- Quem torturou ela e achou que tinha acabado com a vida dela na pol�tica, agora, deve estar sendo torturado por dentro. Se a Dilma tomou choque, o choque que ele est� tomando por dentro agora � de uma grandeza que voc� n�o imagina. Ele ver aquela menina que ele torturou virar, depois de mulher, presidenta da Rep�blica deste pa�s. Sem o �dio que ele tinha, sem m�goa.

Lula falava a uma plateia de agricultores familiares, num evento sobre alimenta��o em Bras�lia. Ele disse que Dilma sofreu muito mais preconceito que ele, por ser mulher.

- A Dilma � a primeira oportunidade de a gente fazer com que as mulheres confiem de verdade nas mulheres. Que elas t�m compet�ncia pol�tica. [...] A Dilma na Presid�ncia vai ser motivo de orgulho, principalmente para a mulher que n�o votou nela.

Ele disse ainda que tem "total confian�a" no governo da petista. Em um breve momento, fez men��o aos desafios que ela ter� na economia, que deve passar por aperto fiscal no pr�ximo ano, segundo interlocutores.

- A companheira Dilma n�o vai pegar um pa�s a 10 [quil�metros] por hora como eu peguei. Vai pegar um pa�s a 120 [quil�metros por hora]. Vai ter que decidir se pisa no acelerador, no freio ou se segue outros caminhos. A economia � como um trem, n�o pode sair dos trilhos.

Acrescentou que, na "hora do aperto", ela deve pedir apoio ao povo.

- Na hora do aperto, na hora que a coisa tiver ficando feia, n�o vacile, v� para perto do povo. Na hora de decidir, pergunte para o povo que voc� encontra uma resposta. Na d�vida, o povo � a solu��o.

Esquerda

Em diversos momentos, Lula teorizou sobre o papel da esquerda na hist�ria e os rumos da economia mundial no presente e futuro pr�ximo.

O presidente se lembrou de viagem, que fez em 1985 � Alemanha Oriental, ent�o administrada sob um regime socialista. Disse que, com 500 marcos, n�o tinha o que comprar por causa das lojas fechadas.

- A gente via na televis�o, a Europa Ocidental, gente com renda de US$ 30 mil per capita [R$ 51 mil].

Lula ainda afirmou que nas diversas viagens que fez, percebeu que a Revolu��o Russa de 1917 beneficiou mais os pa�ses ocidentais do que os que estavam sob o regime sovi�tico. A tese � de que os trabalhadores dos outros pa�ses perceberam os benef�cios que poderiam ter.

O presidente ainda criticou pessoas de esquerda "que n�o querem trabalhar".

- Tem esquerda que vai para o bar, pede Coca-Cola e fica falando mal dos outros. � aquele que n�o quer trabalhar, que nunca quer chegar no governo, para n�o ter que provar aquelas coisas que ele fala.

Em boa parte do discurso, Lula repetiu os avan�os econ�micos e sociais de seu governo. O evento celebrava o Programa de Aquisi��o de Alimentos, em que o governo compra alimentos de agricultores familiares para distribuir a creches, escolas e restaurantes populares.

Quem torturou a Dilma deve estar tomando choque por dentro, diz Lula
Presidente disse que ela sofreu muito mais preconceito que ele


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir