Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-12-2010

Médicos fazem reunião para avaliar quadro de saúde de José Alencar
José Alencar durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quinta (23)
Médicos fazem reunião para avaliar quadro de saúde de José Alencar
Foto: Ricardo Stuckert

Glauco Araújo

A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês vai se reunir, às 13h desta segunda-feira (27), para avaliar o quadro de saúde do vice-presidente José Alencar. Ele continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado considerado delicado e estável. Não há previsão de alta.

Segundo o médico Roberto Kalil Filho, que integra a equipe médica, um boletim médico deve ser divulgado durante a tarde. "Vamos nos reunir [os médicos Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes, Paulo Ayroza Galvão, Yana Novis, David Uip e Miguel Srougi] e divulgar um boletim médico mais tarde". A assessoria de imprensa do hospital informou que Alencar respira sem a ajuda de aparelhos e que se alimentou e conversou normalmente neste domingo (26).

Marisa Campos Gomes da Silva, mulher de Alencar, chegou ao hospital às 10h30 e vai aguardar o resultado da reunião da equipe médica. O vice-presidente, ainda de acordo com informações do hospital, permanece com o objetivo de acompanhar a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, em Brasília.

Alencar foi internado na última quarta-feira (22) por causa de uma hemorragia intensa, o que o levou a perder dois litros de sangue. O sangramento foi controlado com medicamentos no início da madrugada de quinta-feira (23).

Assim que chegou ao hospital, o vice-presidente foi levado à sala de cirurgia. A operação foi iniciada, mas os médicos não conseguiram estancar a hemorragia. Por este motivo, ele foi encaminhado a UTI para receber antibióticos, plasma, plaquetas e transfusão de sangue.

Visitas
Neste domingo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, visitou Alencar e se disse "esperançoso" sobre a presença de Alencar na posse de Dilma Rousseff, no próximo dia 1º. Ele ficou cerca de meia hora com o vice-presidente. O ministro afirmou que Alencar se recupera bem. "Ele quer concluir a missão dele [participar da posse] e acho que ele tem condições porque está se recuperando", disse Mantega.

Na quinta, Alencar recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita Dilma Rousseff. "Espero estar lá [na posse], e que os médicos me liberem para tomar um golinho", teria dito Alencar para Lula e Dilma, de acordo com a assessoria do hospital.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, visitou o vice-presidente nesta sexta-feira. "Eu o encontrei muito bem disposto, conversando. Não queria deixar a gente sair do quarto da UTI onde está internado", disse Kassab, que estava acompanhado do vice-governador Guilherme Afif Domingos. "Acho que o Brasil inteiro torce por isso [na posse], que ele esteja em condições de realizar um sonho", comentou Afif.

Hemorragia
Internado desde quarta, o vice-presidente luta contra as complicações do câncer na região de abdome. Na tarde deste domingo, o cirurgião Raul Cutait, que integra a equipe que acompanha José Alencar, disse aos jornalistas que o quadro clínico do vice-presidente segue estável. Alencar também não está fazendo hemodiálise.

O médico Roberto Kalil Filho afirmou no sábado (25) que ainda não havia como saber se Alencar poderá estar na posse de Dilma Rousseff. "O desejo dele é realmente ir à posse. Ele fala a todo minuto isso", disse. "Se ele estiver estável, vai à posse por algumas horas e volta", disse o médico.

Luta contra o câncer
Alencar luta contra um câncer na região do abdômen e já passou por mais de 15 cirurgias. Em julho de 2009, foi submetido a uma operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.

Em setembro deste ano, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ficou hospitalizado e passou por um cateterismo. Em novembro, durante outro período de internação, sofreu um infarto.

Médicos fazem reunião para avaliar quadro de saúde de José Alencar
Vice-presidente segue internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês.
Boletim médico deve ser divulgado na tarde desta segunda-feira.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir