Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 30-12-2010

Médico diz que Alencar fica na UTI até 5ª: amanhã é outro dia
Durante a internação, que já dura uma semana, Alencar recebeu a visita de Dilma
Médico diz que Alencar fica na UTI até 5ª: amanhã é outro dia
Foto: noticias.terra.com.br

O médico e cirurgião gastroenterologista Raul Cutait afirmou no início da noite desta quarta-feira que o vice-presidente da República, José Alencar, permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, até quinta-feira, pelo menos. "Amanhã é outro dia. Amanhã nós veremos", afirmou.

Mais cedo, o oncologista Paulo Hoff havia dito que ser "real" a possibilidade de Alencar deixar a UTI da instituição. A equipe médica que trata o vice-presidente na instituição faz avaliações e projeções de alta diárias. Segundo Hoff, no entanto, a presença de Alencar na cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff, é "muito improvável".

Alencar está internado há uma semana e se recupera do procedimento a que foi submetido na terça-feira para conter um sangramento intestinal. Segundo os médicos, o ponto de hemorragia foi localizado e aparentemente resolvido. Alencar ficará até pelo menos sexta-feira em "observação cuidadosa", conforme o médico Francisco Carnevale, responsável pelo procedimento.

Por volta das 16h de hoje, o filho de Alencar, Josué Gomes, chegou ao hospital para visitar o pai. O vice-presidente passou a manhã acompanhado de duas filhas, um neto e a mulher, Mariza Gomes da Silva, e recebeu a visita do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT-SP).

Luta contra o câncer
Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Ao todo, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação. A última cirurgia ocorreu na última quarta-feira, quando Alencar foi internado no Sírio-Libanês em caráter de urgência, com quadro de hemorragia digestiva grave.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir