Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2011

Sobe para 297 número de vítimas de tempestades nos EUA
Obama visitará nesta sexta-feira o Estado do Alabama, mais afetado pela tragédia, onde 204 vítimas foram registradas
Sobe para 297 número de vítimas de tempestades nos EUA
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Subiu para 297 o número de mortes causadas por fortes tornados e tempestades que atingiram os Estados Unidos nesta semana, segundo informaram autoridades nesta sexta-feira. Apenas no Estado do Alabama, o mais afetado, 204 vítimas fatais foram registradas.

A série de tornados - mais de 160 no total - encontrou tempestades vindas do oeste para leste nos últimos dias, ampliando a destruição. Em algumas áreas, bairros inteiros ficaram alagados, carros foram revirados e árvores foram derrubadas, afetando a rede de energia.

Devido à escala da destruição, especialistas estimam os custos da tragédia em bilhões de dólares, com os piores impactos concentrados nas cidades de Tuscaloosa e Birmingham, no Alabama.

Nesta sexta-feira, o presidente Barack Obama visitará o Estado para avaliar os danos causados pelas tempestades e tornados. Ele já declarou situação de emergência e ordenou ajuda federal ao Alabama.

"Nossos corações estão com todos aqueles que foram afetados por esta devastação e estamos de prontidão para continuar a ajudar o povo do Alabama", disse Obama em mensagem publicada no Twitter na quinta-feira. Outros Estados afetados foram Mississippi, Tennessee, Arkansas, Geórgia, Virgínia e Louisiana. Tornados são comuns no sul e no meio-oeste dos Estados Unidos, mas não costumam ser tão devastadores.

Lojas, shopping centers, drogarias e postos de gasolina foram destruídos em algumas áreas de Tuscaloosa, uma cidade com cerca de 95 mil habitantes na região central de Alabama.

"Jamais tivemos um evento climático desta dimensão em nossa história", disse a Autoridade do Vale do Tennessee, uma empresa estatal que fornece eletricidade a nove milhões de pessoas em sete Estados.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir