Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-06-2011

Presidente chinês recebe com pompa Omar al-Bashir
Omar al-Bashir ao lado de Hu Jintao em cerimônia em Pequim.
Presidente chinês recebe com pompa Omar al-Bashir
Foto: AFP, Liu Jin

PEQUIM, China — O presidente sudanês Omar al-Bashir, contra o qual foram emitidas duas ordens de prisão pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), foi recebido nesta quarta-feira em Pequim pelo colega chinês Hu Jintao, apesar das críticas dos Estados Unidos e dos grupos de defesa dos direitos humanos.

Depois de uma luxuosa cerimônia de recepção no Grande Palácio do Povo, que iniciou a visita de Estado, Hu afirmou ao hóspede esperar que as reuniões na capital chinesa permitam reforçar as "tradicionais relações de amizade entre os dois países".

O presidente sudanês chamou Hu Jintao de "irmão e amigo". Além disso, agradeceu a recepção desde sua chegada a Pequim na terça-feira, com um dia de atraso.

Na terça-feira, China e Sudão assinaram acordos na área do petróleo e nesta quarta-feira devem ser assinados novos contratos.

A China tem relações privilegiadas com o Sudão, o principal destino de seus investimentos na África e seu terceiro maior sócio comercial no continente.

Na semana passada, a China informou que por não ser membro do TPI não tem a obrigação de extraditar Bashir, contra o qual a corte emitiu duas ordens de prisão, por crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade.

Presidente chinês recebe com pompa Omar al-Bashir

Omar al-Bashir ao lado de Hu Jintao em cerimônia em Pequim.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir