Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-08-2011

Telefonia móvel cresceu 13.900% nos países em desenvolvimento
China e Índia são as maiores responsáveis pelo crescimento, e respondem por 30% dos números móveis do mundo
Telefonia móvel cresceu 13.900% nos países em desenvolvimento
Foto: tecnologia.terra.com.br

O números de telefones móveis nos 49 países classificados pela ONU como "em desenvolvimento" pulou de 2 milhões em 2000 para 280 milhões em 2010, aumento de 13.900%, segundo dados da União Internacional de Telecomunicações. A Ásia é responsável pela maior parte do crescimento da telefonia móvel, em especial por causa dos números de China e Índia, que somam mais de 30% de todos os celulares e smartphones do mundo. As informações são do jornal 20 minutos.

De acordo com José de la Peña, responsável pela área de Debate e Conhecimento da Fundação Telefónica, na África há menos de cinco aparelhos a cada dez habitantes, mas ainda assim a telefonia móvel tem sido pivô de avanços econômicos na região. Isso graças à melhoria nas telecomunicações e à disponibilização de serviços que suprem carência da infraestrutura do continente. Um exemplo seria o banco móvel M-PESA, que tem 12 milhões de usuários.

Em 97 economias do mundo a penetração do celular ultrapassa os 100% - a Europa registra 117,7%, ou quase 12 números de telefonia móvel a cada 10 habitantes. A disparidade nos percentuais entre os continentes, para Peña, tende a diminuir. Países como Chile e Argentina têm médias de cartão SIM por habitante superiores às das nações da América do Norte.

Para o membro da Fundação Telefónica, a evolução da telefonia móvel no futuro será marcada pela "internet das coisas", em um ecossistema que tende a ser baseado sensores que compilem informações e as reenviem, de forma automática, a centros de dados e aplicações de usuários. Os dados de Peña dão conta de que, em 20 anos, haverá 50 milhões de dispositivos conectados à rede no mundo.

Fonte: tecnologia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir