Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-08-2011

Jorge Luis Borges é homenageado pelo Google
O escritor e poeta argentino Jorge Luis Borges está sendo homenageado pelo Google.
Jorge Luis Borges é homenageado pelo Google
Foto: www.portaluniversidade.com.br

O escritor e poeta argentino Jorge Luis Borges está sendo homenageado pelo Google. Nesta quarta-feira (24), quem acessou a página do site de buscas, se deparou com um desenho comemorativo, fazendo referência ao 112º aniversário do escritor.

Sobre o poeta

Jorge Luis Borges nasceu em 24 de agosto de 1899. Aos 22 anos, começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Em 1955 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, destacou-se no cenário internacional quando recebeu o primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor.

O grande escritor era cego, mas enxergava o mundo pelas palavras, trabalhou como diretor da Biblioteca Nacional de Buenos Aires, além do espanhol, dominava muito bem o inglês e o francês. Sua obra expressava universalismo, variedade e excentricidade. Foi educado em Genebra, Suíça; era de família portenha e culta e desde cedo amava os livros.



Uma doença genética causou-lhe uma mazela na visão que o incentivava a ler e a ver tudo em menos tempo. Aprendeu alemão sozinho e gostava de ler o filósofo Shopenhauer. Segundo escritores e críticos contemporâneos era capaz de colocar um universo dentro da caixa de fósforo pela simplicidade e objetividade como escrevia em seus textos.



Perdeu a possibilidade de ser agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura ao apertar a mão de Augusto Pinochet em 1976, num encontro em que foi condecorado. Porém tornou-se imortalizado na língua espanhola moderna.



Faleceu no dia 14 de junho de 1986, aos 86 anos, em Genebra, Suíça.

Fonte: www.portaluniversidade.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir