Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 31-10-2011

Desmatamento na Amazônia cai 43% em setembro, segundo dados do Inpe
Imagens de satélite apontam redução na comparação com 2010. Mato Grosso volta a ser o estado que mais suprimiu vegetação.
Desmatamento na Amazônia cai 43% em setembro, segundo dados do Inpe
Foto: www.g1.com.br

O desmatamento na Amazônia caiu 43,31% em setembro em relação ao mesmo período de 2010, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (31) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o levantamento, em setembro de 2011 uma área de 253,8 km² de floresta foi suprimida, quase sete vezes o tamanho do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Há um ano, o total derrubado era de 447,7 km².

Segundo o Inpe, o Mato Grosso, que havia diminuído o ritmo de degradação do bioma em agosto, voltou a liderar o desmatamento com 110,8 km². Em seguida vem Rondônia, com 49,9 km², e Pará, com 46,9 km².

O sistema de detecção do desmatamento em tempo real (Deter), que analisa mensalmente o ritmo de degradação da região por meio de imagens de satélite, não conseguiu visualizar apenas 5% da Amazônia Legal devido à densidade de nuvens.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir