Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 06-01-2012

Turistas podem "mergulhar" em Fernando de Noronha sem se molhar
Embarca��o do Projeto Navi � uma das novidades para este ver�o. Lente no fundo do barco permite ver a vida marinha, de dia e � noite.
Turistas podem
Foto: g1.globo.com

Quem v� de longe, logo se pergunta se � um aerobarco ou um submarino. A resposta mais aproximada: os dois. A embarca��o Navi, do Projeto Natureza Viva, possibilita o passeio de barco no arquip�lago pernambucano de Fernando de Noronha, com um extra: a vis�o do fundo do mar, repleto de peixes, tartarugas e, com um pouquinho de sorte, golfinhos rotadores e tubar�es, atrav�s de uma grande lente de vidro no fundo do barco. �, literalmente, um mergulho a seco no mar do arquip�lago. A embarca��o promete ser o programa do ver�o desta temporada.

A partir deste m�s, a hidronave vai dar in�cio aos passeios noturnos. A embarca��o tem quatro far�is, totalizando 1.200 watts de pot�ncia, o que � suficiente para iluminar 60 metros quadrados. Quem fizer a expedi��o � noite vai descobrir uma vida marinha diferente. "A luz vai atrair pl�nctons, que atrair�o pequenos peixes e, consequentemente, cardumes de predadores como xar�us e tubar�es", informa Leonardo Veras, diretor do projeto, que � engenheiro de pesca e especialista em tubar�o da esp�cie lim�o.

O servi�o oferecido � uma expedi��o oceanogr�fica. Antes do embarque, o visitante recebe informa��es sobre o meio ambiente de um especialista, na sede do Museu dos Tubar�es. "Nosso prop�sito � realizar educa��o ambiental aliada ao turismo, por isso disponibilizamos um bi�logo, ou ocean�grafo, para interpreta��o do ambiente marinho que ser� visitado", afirma Veras.

A hidronave � um barco com tecnologia militar russa, desenvolvida no per�odo da chamada Guerra Fria. O Navi foi fabricado cidade de Yaroslav, e conta com uma lente de 3m x 2m , que possibilita a vis�o submarina e tamb�m aproxima o fundo em at� tr�s vezes. J� foram realizadas mais de 500 expedi��es, e na grande maioria, os turistas avistaram diversos peixes e at� golfinhos. No m�s de outubro, por exemplo, esses mam�feros foram vistos em 78% das expedi��es.


Apoio cient�fico
O Projeto Natureza Viva est� fechando parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que acaba de instalar em Fernando de Noronha um mar�grafo, equipamento respons�vel pela monitoramento do n�vel do mar. Os profissionais do Navi v�o realizar manuten��o do material e divulgar os dados coletados nas palestras realizadas no Museu dos Tubar�es.

Servi�o
Projeto Navi
Passeios di�rios, de uma hora e meia de dura��o
R$ 150,00, por pessoa
Vendas � (81) 3619 0230 /3619 1365
Local de sa�da � Museus dos Tubar�es









Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir