Categoria Verão  Noticia Atualizada em 27-12-2012

Rio de Janeiro marca temperatura mais alta em quase 100 anos
As medições de temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia marcaram 43,2°C em Santa Cruz, na Zona Oeste.
Rio de Janeiro marca temperatura mais alta em quase 100 anos
Foto: g1.globo.com

Com todo esse calor que faz no Rio de Janeiro, três bairros ficaram sem luz: Barra, Recreio e Curicica, todos na Zona Oeste. A Light disse que a luz foi restabelecida, mas o calor deve continuar. Na quarta-feira (26), as temperaturas chegaram a uma máxima histórica.

Do alto de um céu sem nuvens, o Sol castigou. E para aproveitar o calor de deserto, quem pôde correu para as praias. Mesmo assim foi impossível fugir do calor.

Andar para todos os lados na areia quente, só para quem está muito acostumado.
"Nordestino não sente quentura, não senhora", brinca o vendedor.

Mas a tal "quentura" bateu recorde. Foram 43,2°C em Santa Cruz, na Zona Oeste. Antes disso, a temperatura máxima havia sido registrada em Bangu, na mesma região, em 14 de janeiro de 1984.

"São 9h, um calor abafado. Não lembro de um calor como esse", afirma Rosana Dias, dona de casa.

É uma marca inédita no Rio, desde 1915, quando o Instituto Nacional de Meteorologia começou a fazer o monitoramento. As medições de temperatura são feitas em 36 estações meteorológicas espalhadas por todo estado. Protegidas, com boa circulação de ar e sem a interferência dos raios de sol. Foi uma dessas estações que registrou a marca histórica.

Na quarta-feira (26) foi fácil encontrar termômetros com temperaturas mais altas do que as oficiais, mas elas não valem para o Instituto Nacional de Meteorologia. "Têm a influencia de vários fatores, que são o tipo de solo, que entra concreto, asfalto. A gente tem os prédios, a incidência direta do sol. Isso aumenta muito a temperatura", explica a meteorologista Michelle Lima.

Com o calorão, o Rio entrou no estágio de perigo. Em uma escala de um a quatro de riscos do calor, a cidade chegou ao nível três. "Pode causar danos à saúde, câimbras, insolação, desidratação. Não é recomendável ficar exposto ao sol por muito tempo com essa temperatura e com essa sensação térmica", ressalta a meteorologista.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir