Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 18-02-2013

Yoko Ono completa 80 anos entre a arte e o ativismo
Vi�va de John Lennon nasceu em fevereiro 1933 em T�quio, no Jap�o. Ela defende fundador do Wikileaks e continua a fazer shows e exposi��es.
Yoko Ono completa 80 anos entre a arte e o ativismo
Foto: g1.globo.com

Yoko Ono completa 80 anos nesta segunda-feira (18) sem que a idade detenha seu trabalho art�stico e seu ativismo, que nos �ltimos meses esteve centrado na luta contra o "fracking", discutida t�cnica de extra��o de hidrocarbonetos, e na defesa do fundador do Wikileaks, Julian Assange.

Artista pl�stica, m�sica e cineasta de vanguarda, ativista e vi�va ilustre de John Lennon, Yoko Ono vive em Nova York desde 1951 e a passagem do tempo n�o diminuiu sua energia, j� que nos �ltimos meses tamb�m manteve uma intensa atividade. Yoko celebrar� seu anivers�rio com um show na famosa sala Volksb�hne de Berlim, na qual se apresentar� junto com a Plastic Ono Band, liderada por seu filho Sean Lennon.

Por ocasi�o de seu anivers�rio, seus f�s poder�o felicit�-la ou deixar mensagens no site www.imaginepeacetower.com ou via Twitter, onde Yoko tem 3,4 milh�es de seguidores e escreve frequentes mensagens � uma das �ltimas, neste s�bado, era: "� muito importante que busquemos a verdade em nosso trabalho art�stico. Pode mudar o mundo sendo voc� mesmo".

Nascida em T�quio em 18 de fevereiro de 1933, Yoko Ono ganhou muita import�ncia nos �ltimos meses na vida nova-iorquina por sua intensa milit�ncia contra o "fracking", o processo pelo qual camadas muito profundas de rochas do subsolo s�o perfuradas com a press�o da �gua acompanhada de produtos qu�micos que desgastam o mineral e permitem chegar a bolsas de g�s natural e petr�leo at� ent�o imposs�veis de extrair.

Este m�todo revolucionou nos �ltimos anos a produ��o de hidrocarbonetos nos Estados Unidos, mas seus cr�ticos acreditam que os produtos usados no procedimento e na dificuldade de carimbar perfeitamente as bolsas em grande profundidade poluem as �guas subterr�neas e geram vazamentos de gases do efeito estufa.

Yoko Ono foi a l�der deste movimento em Nova York e promoveu a iniciativa "Artistas contra o fracking" (que re�ne 200 nomes de primeira linha: de Susan Sarandon e Richard Gere at� Lady Gaga e Anne Hathaway).

A ativa campanha de Yoko e do grupo, com manifesta��es, an�ncios, recolhimento de assinaturas e artigos de imprensa, contribuiu para que o governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciasse na semana passada uma morat�ria na decis�o de autorizar esta t�cnica no estado at� avaliar mais a fundo suas consequ�ncias.

Yoko Ono tamb�m se envolveu ativamente no apoio ao fundador do Wikileaks, Julian Assange, atualmente refugiado na embaixada do Equador em Londres para evitar sua extradi��o � Su�cia, que lhe reivindica por den�ncias de abuso sexual.

A artista conceitual organizou h� duas semanas um jantar no qual concedeu a Assange o "Pr�mio � coragem nas artes", que sua funda��o entrega a cada ano, e que nesta ocasi�o foi recebido em nome do hacker pelo juiz espanhol Baltasar Garz�n (um de seus assessores legais) e por Michael Ratner, presidente do Centro de Direitos Constitucionais dos EUA.

Apesar de ter lutado para tentar ser mais que a vi�va de John Lennon (assassinado em 1980 na entrada do m�tico edif�cio Dakota, em frente ao Central Park), Yoko n�o deixa de lembrar a mensagem a favor da paz do cantor, como quando no �ltimo dia 21 dezembro convocou seus f�s a Times Square para cantar "Imagine", uma das can��es emblem�ticas do m�sico.

Poucos dias antes, em 15 de dezembro, Yoko Ono recebeu em Berlim a medalha Rainer Hildebrandt por sua milit�ncia a favor da paz. Fora do ativismo, a artista tamb�m se lan�ou recentemente ao mundo da moda, com a apresenta��o no final de novembro do ano passado de uma cole��o de roupa masculina desenhada por ela e inspirada em Lennon.

A cole��o, para as lojas de roupa e acess�rios Opening Ceremony, recebeu o nome de "Fashions for men" e consiste em s�ries muito limitadas de 52 unidades de cada pe�a que foram vendidas em Nova York, Los Angeles, Londres e T�quio. As pe�as foram baseadas em desenhos que a artista japonesa deu a Lennon em 1969, e que tamb�m foram editados em um livro.

Quanto � carreira musical, no ano passado chegou ao mercado um disco com seis m�sicas gravadas juntas com Kim Gordon e Thurston Moore, membros do grupo de rock alternativo Sonic Youth, e a artista segue preparando novos projetos.

Enquanto isso, sua exposi��o retrospectiva "Half-A-Wind show" iniciou na sexta-feira passada uma turn� europeia na cidade alem� de Frankfurt, com paradas previstas na Dinamarca, �ustria e Espanha. Sejam quais forem seus projetos para o futuro, n�o parece que nem os 80 anos ser�o capazes de frear Yoko Ono.


Yoko Ono se apresenta durante o festival de m�sica americano South By Southwest. O evento, dedicado tamb�m a exibi��es de tecnologia e cinema, teve um show gratuito da banda nova-iorquina The Strokes (Foto: AP)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir