Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-03-2014

O Brasil estaria disposto a apoiar o governo venezuelano
Brasil est� disposto a apoiar Venezuela, caso seja convidado
O Brasil estaria disposto a apoiar o governo venezuelano
Foto: google imagens

Caso seja convidado, o Brasil estaria disposto a apoiar o governo venezuelano na solu��o da situa��o interna, vivida h� tr�s semanas com a onda di�ria de protestos, informou na �ltima quinta-feira (6) o diplomata brasileiro, assessor especial da Presid�ncia da Rep�blica para Assuntos Internacionais, Marco Aur�lio Garcia.

Depois de encontro com o presidente Nicol�s Maduro, nas celebra��es de um ano da morte de Hugo Ch�vez, em Caracas, Garcia disse � Ag�ncia Brasil que teve boa conversa com o presidente venezuelano, e Maduro acredita, segundo ele, que "a situa��o tende a se estabilizar, e j� est� muito mais calma que nos dias anteriores. Al�m disso, ele estuda a viabilidade de uma reuni�o com a Unasul [Uni�o das Na��es Sul-Americanas] para conversar sobre a situa��o".

O assessor brasileiro da Presid�ncia da Rep�blica disse que conversou durante cerca de 40 minutos com o presidente Maduro, e destacou que encontrou o chefe de Estado venezuelano tranquilo, com a percep��o de que os protestos j� diminu�ram no pa�s, e ocorrem em regi�es espec�ficas, com menor intensidade que no in�cio das manifesta��es, h� tr�s semanas.

Garcia tamb�m referendou as declara��es de Maduro quanto a um "exagero" na divulga��o das informa��es, por parte da impressa estrangeira.

"J� estive aqui em outros momentos, como em 2002, e vejo que na �poca a crise era muito mais grave que agora, mas a dimens�o dada neste momento, especialmente pelos ve�culos de comunica��o internacionais, passa uma imagem de algo maior do que realmente �", opinou.

Ele disse que conversou tamb�m com diplomatas brasileiros e de outros pa�ses, que vivem em Caracas, que t�m tamb�m a sensa��o de que existe uma "valoriza��o midi�tica" dos protestos. "O pa�s n�o parou, as coisas est�o funcionando, apesar dos problemas e protestos", disse.

Segundo o assessor, o presidente Maduro come�ar� uma contraofensiva e conversar� com meios de comunica��o estrangeiros, como a CNN e outras ag�ncias internacionais, para "aclarar os fatos".

Quanto aos protestos, a Confer�ncia Nacional de Paz, convocada por Maduro, conta com apoio da Igreja Cat�lica, que est� dialogando com as bases do movimento estudantil. "Tamb�m h� alguns setores da oposi��o que est�o conversando com o governo", afirmou.

Garcia contou que soube hoje de outra medida de poss�vel ado��o pela Assembleia Nacional, que "seria a convoca��o de uma comiss�o observadora da Unasul para vir ao pa�s". Ele afirmou que o presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, pretende convocar a Unasul.

"Ali�s, a �nica inst�ncia que o governo Maduro j� anunciou aceitar, caso seja necess�ria uma media��o", destacou.

Garcia disse que deixava a Venezuela otimista: "Na verdade, estamos sempre atentos com o que acontece aqui, e n�o porque est�vamos preocupados, mas levo uma vis�o mais clara do que est� acontecendo".

Brasil est� disposto a apoiar Venezuela, caso seja convidado
O assessor brasileiro da Presid�ncia da Rep�blica disse que conversou durante cerca de 40 minutos com o presidente Maduro, e destacou que encontrou o chefe de Estado venezuelano tranquilo

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/brasil-esta-disposto-a-apoiar-venezuela-caso-seja-convidado/85449/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir