Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-11-2014

Estudante vai fazer prova do Enem com quase 9 meses
Gr�vida do primeiro filho, moradora de Chapec� v� oportunidades no Enem. Ela pretende fazer gradua��o no 2� semestre para poder cuidar da filha.
Estudante vai fazer prova do Enem com quase 9 meses
Foto: g1.globo.com

Mesmo antes de nascer, a pequena Isabelly frequenta cursos de prepara��o para o Exame Nacional do Ensino M�dio. A m�e dela, Cleonice Teresinha Alberti, vai fazer a prova do Enem, no pr�ximo s�bado (8) e domingo (9). H� 11 anos longe das salas de aula e gr�vida de oito meses e meio do primeiro filho, ela v� no Enem uma oportunidade de conseguir fazer um curso superior em Chapec�, no Oeste de Santa Catarina.

FA�A O SIMULADO PARA O ENEM
Cleonice tem 28 anos e mora desde mar�o de 2014 com um irm�o na cidade, quando deixou o Rio Grande do Sul atr�s de oportunidades. O esposo mora em Pelotas, onde trabalha, e ajuda Cleonice a se manter em Chapec� para estudar. "� uma regi�o que cresce bastante e tem muitas oportunidades de emprego, de estudo", afirma a futura m�e.

"Eu ia dedicar este ano para estudar e engravidei. Mas mantive esse objetivo. Tem uma hora que a gente amadurece um pouco mais. Agora incentivo minhas sobrinhas. Estudo ningu�m te tira", afirma a estudante. Segundo ela, a gesta��o n�o atrapalha a rotina de estudos. "� uma experi�ncia nova. A minha gesta��o n�o atrapalha em nada. Est� sendo maravilhoso!", diz.

Com a nota do Enem ela pretende cursar Agronomia ou Administra��o da Universidade Federal da Fronteira Sul. Cleonice tamb�m vai tentar uma bolsa de estudos para cursar Arquitetura e Urbanismo, Ci�ncia Biol�gica ou Assist�ncia Social em uma universidade particular do Oeste.

"O Enem espero que d� para fazer. Assim que passar a prova eu completo nove meses. J� o vestibular, no dia 23 de novembro, n�o sei se vai dar", diz a m�e sobre a possibilidade de Isabelly nascer antes das provas.

Cleonice pretende dedicar o primeiro semestre de 2015 a cuidar da filha e o segundo para iniciar a gradua��o. "Optei por cursos que iniciam no segundo semestre de 2015. N�o tenho com quem deixar a nen�." Al�m de cuidar da filha e da gradua��o, ela quer voltar a trabalhar. "Sempre tive meu sal�rio. N�o d� para ficar dependendo de outras pessoas", argumenta.

Gr�vidas no Enem
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An�sio Teixeira (Inep), 9.256 candidatas gr�vidas fizeram inscri��o no Enem. A quantidade de mulheres gestantes que decidiram participar das provas do Minist�rio da Educa��o cresceu 34% entre 2013 em 2014, em uma taxa mais alta do que o aumento no n�mero total de candidatos, que foi de 21% no mesmo per�odo.

No ano passado, o governo federal decidiu redobrar os cuidados com as candidatas gr�vidas e na mesma edi��o uma delas chegou a entrar em trabalho de parto enquanto fazia o exame no Piau�. A estudante Elane da Silva, de 21 anos, conseguiu ainda o direito de refazer a prova ap�s um m�s do nascimento da filha e ap�s n�o conseguir aprova��o ela far� o Enem novamente em 2014.

Como parte do atendimento espec�fico a essas mulheres, o Inep notificou os munic�pios onde elas fariam o Enem para mapear hospitais pr�ximos do local de provas, al�m de pedir o apoio de profissionais de sa�de no local. Em alguns locais de prova, as gestantes receberam ainda apoios para as pernas e mesas e cadeiras sem bra�o.

O atendimento ajuda a que mais estudantes gr�vidas n�o deixem a prova de lado por falta de condi��es adequadas para enfrentar a maratona de mais de nove horas, com 180 quest�es de m�ltipla escolha e uma reda��o.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir