Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-01-2015

Governo do Rio minimiza atrasos de sua parte para 2016
o Governo do Estado do Rio de Janeiro est� com problemas para entregar suas obras para os Jogos Ol�mpicos de 2016. O metr� da Linha 4 n�o vai ficar totalmente pronto; a despolui��o da Ba�a de Guanabara n�o vai ser completada; e o Maracan� enfrenta momento
Governo do Rio minimiza atrasos de sua parte para 2016
Foto: esportes.terra.com.br

Governo do Estado do Rio de Janeiro est� com problemas para entregar suas obras para os Jogos Ol�mpicos de 2016. O metr� da Linha 4 n�o vai ficar totalmente pronto; a despolui��o da Ba�a de Guanabara n�o vai ser completada; e o Maracan� enfrenta momentos turbulentos por conta do alto do custo e do desejo da concession�ria de renegociar o contrato. Apesar disso, o secret�rio da Casa Civil do Rio, Leonardo Esp�ndola, diz n�o ter a percep��o de que a parte do governo estadual � a mais atrasada.

O pr�prio secret�rio de transportes, Carlos Roberto Os�rio, j� explicou que a esta��o da G�vea (que tem dois n�veis, pensando numa expans�o futura), n�o ser� aberta antes de 2017. At� mesmo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, j� admitiu a pessoas pr�ximas que o metr� � uma quest�o de mobilidade urbana que o preocupa.

Na quest�o da �gua, Esp�ndola disse que o secret�rio de Ambiente, Andr� Correia, foi mal interpretado e disse que o Estado tem todas as condi��es de cumprir o compromisso do dossi� de candidatura de tratar 80% do esgoto.

"Os �ndices que apresentamos hoje � de 50% de tratamento em todo o esgoto que migra para a Baia de Guanabara. Com as novas entregas que pretendemos fazer de tratamento do tronco do rio Faria-Timb�, do Cidade Nova e inaugura��o da esta��o de tratamento de Alc�ntara � fact�vel seguirmos defendendo a nossa promessa de tratar 80% do esgoto que migra para a Ba�a at� 2016", disse.

Esp�ndola afirmou ainda que no evento-teste do m�s de agosto todos os atletas elogiaram a qualidade da �gua. "O que estamos buscando, e o que j� foi feito no evento teste, � que em todos os pontos e raias tenhamos um excelente �ndice de balneabilidade, assim como foi o evento-teste. Teremos plenas condi��es das raias, num cen�rio maravilhoso", afirma. Ele disse ainda que as Unidades de Tratamentos de Res�duos (UTRs), que seriam instalados nos rios que desembocam na Ba�a de Guanabara n�o foram descartados.

"Apenas mudamos de estrat�gia. As UTRs s�o um paliativo. Contra o lixo vamos fazer o que j� fizemos no evento-teste: as ecobarreiras e com os ecobarcos impedindo o lixo de entrar nas raias. Isso n�o � tratamento de esgoto e o evento foi elogiado", explicou.

Maracan�

Sobre o Maracan�, o secret�rio da Casa Civil garantiu que todas as obras do projeto ol�mpico ser�o feitas pela concession�ria do cons�rcio, conforme o contrato vigente. "Houve um pleito de reequil�brio or�ament�rio por parte da concession�ria", confirmou, garantindo que os ajustes no Maracan� para a cerim�nia de abertura e encerramento, o Julio Delamare para o P�lo-Aqu�tico, a escola Friendreich para as quadras de aquecimento do v�lei e a adequa��o necess�ria do Maracan�zinho ser�o feitas: "A concession�rifa vai realizar os investimentos com capital privado e esses compromissos v�o ser cumpridos. O objetivo � que eles continuem � frente do Maracan�", disse.

Fonte: esportes.terra.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir