Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-04-2015

Brasil registra um novo caso de dengue a cada vinte segundos
Minist�rio da Sa�de diz que quatro estados t�m �ndices de epidemia, mas tr�s deles negam. SP, GO e MG s�o os estados com mais casos da doen�a.
Brasil registra um novo caso de dengue a cada vinte segundos
Foto: g1.globo.com

Dados do Minist�rio da Sa�de indicam que de janeiro a mar�o o Brasil registrou um novo caso de dengue a cada 20 segundos. O n�mero total teve um aumento de 240% em rela��o ao mesmo per�odo no ano passado. Desde o in�cio do ano, 132 pessoas morreram por dengue e 99 s� no estado de S�o Paulo.
S�o milhares de pessoas, por toda S�o Paulo, com os mesmos sintomas. A Secretaria Municipal de Sa�de montou cinco tendas para atender pacientes com sintomas de dengue. Todas j� deviam estar funcionando nesta ter�a-feira (14), mas pela manh� a da Cidade Ademar n�o estava atendendo.
Jornal Nacional: Que horas se inicia?
Funcion�ria: A gente est� aguardando a m�quina do laborat�rio chegar.
E � tarde, em Brasil�ndia, o atendimento parou. A partir das 14h30, pessoas que iam at� a tenda procurar um atendimento por causa dos sintomas da dengue est�o recebendo a not�cia de que ningu�m mais seria atendido no dia no local.
"�s 11 e pouco, ela deu a �ltima senha. Estava lotado. Acho que deu mais de 300 pessoas", diz um paciente que foi � tenda.
"Eu fui a tr�s hospitais com 40 graus de febre e hoje estou conseguindo vir aqui fazer exame. N�o consegui", lamenta outro Ricardo Pilar, educador f�sico.
E a dengue se espalha pelo pa�s. De janeiro a mar�o desse ano, de acordo com o Minist�rio da Sa�de, 460.500 casos foram notificados. � um caso a cada 20 segundos.
A regi�o Centro-Oeste � a que mais tem incid�ncia de casos, seguida pela regi�o Sudeste e Norte. Em n�meros absolutos, S�o Paulo, Goi�s e Minas Gerais s�o os estados com mais casos. Mas quando comparado com o n�mero de habitantes, de acordo com o Minist�rio da Sa�de, S�o Paulo, Acre, Goi�s e Mato Grosso do Sul j� t�m �ndices de epidemia.
E a dengue deixou fora de combate - literalmente tr�s jogadores de futebol que iriam disputar as semifinais do campeonato paulista: Guerreiro, do Corinthians; Aranha, do Palmeiras e Leo Citadini, do Santos, est�o com a doen�a e devem ficar de fora das partidas.
A Secretaria Municipal de Sa�de de S�o Paulo declarou que em caso de lota��o m�xima os respons�veis pela tenda da Brasil�ndia devem encaminhar os pacientes � Unidade B�sica de Sa�de que funciona ao lado. A tenda de cidade Ademar estava em fase de adapta��o e, segundo a secretaria, deve funcionar normalmente na quarta-feira (15).
As Secretarias Estaduais de Sa�de de S�o Paulo, Mato Grosso do Sul e do Acre declararam que n�o h� epidemia da doen�a em seus estados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir