Categoria Música  Noticia Atualizada em 28-08-2007

Cantora brasileira radicada nos EUA indicada ao Grammy
Luciana Souza faz belo 'circo de bossa nova' Cantora brasileira radicada nos EUA já foi indicada ao Grammy. Novo trabalho transforma músicas de artistas pop em bossa nova.
Cantora brasileira radicada nos EUA indicada ao Grammy
Foto:http://g1.globo.com

Artistas de todo calibre já tentaram adaptar canções mundialmente conhecidas para uma "pegada" bossa nova. A seleção de fracassos é gigantesca e varia conforme o gosto musical - ou a falta dele - do ouvinte.

Mas no caso da cantora brasileira Luciana Souza a surpresa é gratificante: de Brian Wilson (o ex-líder dos Beach Boys) a Leonard Cohen, passando por Sting e Elliott Smith, ela consegue destilar delicadeza e refinamento das melodias para montar um circo jazzístico de primeira linha em seu recém-lançado "The new bossa nova".


Digo circo porque ela reúne compositores talentosos de estilos bastante diferentes.

O disco começa com uma canção da canadense Joni Mitchell, "Down to you", na qual a voz de Luciana emula a original de Joni, com certeza uma de suas grandes influências. Mas o respeito pela versão cantada pela canadense, ao invés de indicar falta de originalidade, é sinal de uma inteligente opção para valorizar o lirismo que letra e música casam perfeitamente. Tudo muito suave, como, aliás, é o restante do disco.

"Here it is", de Leonard Cohen em parceria com Sharon Robinson, acaba se parecendo com originais da bossa nova brasileira, principalmente pela batida do violão à la João Gilberto. E Luciana explora os meios tons de sua voz com a firmeza de seus ensinamentos de professora de canto.

Se você, assim como eu, tiver curiosidade para saber como soa Brian Wilson em versão bossa nova, pule direto para a faixa 11 e delicie-se com o piano de Edward Simon. Uma beleza de versão! De quebra a música nos faz lembrar porque gostamos tanto dos Beach Boys e de sua simplicidade poética quase lúdica.

Se eu fosse recomendar um lugar para ouvir esse disco seria provavelmente um final de tarde nublado na praia, cobertor nas costas para aproveitar a melancolia e o clima intimista dos arranjos.

Filha de músicos que viveram a bossa nova em seu nascedouro, Luciana começou a carreira musical aos três anos de idade, gravou discos com muitos dos maiores jazzistas da atualidade e já foi indicada três vezes ao Grammy.

Agora, contratada da Verve, uma das mais importantes gravadoras de jazz do mundo, ela tenta renovar o gosto pela bossa nova nos Estados Unidos, onde está radicada há muitos anos. E reafirma seu espaço como uma das grandes cantoras brasileiras -mesmo que seja em seu exílio particular.

Uma última nota: no site da cantora estão agendados shows do novo disco até maio de 2008, mas só na Europa e nos Estados Unidos. Por que não no Brasil?

Por Anderson Del Angelus

www.jussanguinis.com e www.kefra.net

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir