Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 28-12-2007

Baixo nível de Lago de Sobradinho preocupa ribeirinhos
Situação é causada pela falta de chuvas na Bahia
Baixo nível de Lago de Sobradinho preocupa ribeirinhos
Foto: Reprodução

O nível baixo do lago de Sobradinho, na Bahia, preocupa os ribeirinhos. A falta de chuva na bacia do rio São Francisco prejudica a agricultura e já compromete a navegação.

Na travessia de Juazeiro, no Norte da Bahia, as pedras já aparecem no meio do rio.

A água esverdeada esconde bancos de areia. "Montes, montes mesmo. Esse percurso normalmente era para ser feito pela margem, pela beira do rio, pela beira da ilha. Mas agora a gente tem de ir pelo canal com muito cuidado porque tem bancos de areia que podem encalhar barcos", comenta o timoneiro Adilson da Silva.

Essa situação no rio é causada pela falta de chuva e, conseqüentemente, pela baixa do lago de Sobradinho, que está hoje com 15,5% de seu volume útil. Com isso, a água que é liberada hoje pela barragem é apenas a metade do que é liberado na época de cheia.

Os agricultores que plantam às margens do lago também sofrem com a baixa do reservatório. Parte da produção já se perdeu.

Na comunidade de Brejo de Fora o lago recuou oito quilômetros e a água já não chega mais às plantações. No distrito de Jonco, zona rural de Juazeiro, são os carros-pipa que abastecem as cisternas.

Segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, por enquanto, o nível do lago de Sobradinho não compromete a geração de energia.

Baixo nível de Lago de Sobradinho preocupa ribeirinhos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir