Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-02-2008

Confrontos no Quênia deixam cinco mortos
Morador da favela Mathare North, em Nairóbi, no Quênia, atira pedra em ônibus queimado após conflito entre civis e policiais
Confrontos no Quênia deixam cinco mortos
Foto: Stephen Morrison/EFE

NAIROBI, 20 Fev 2008 (AFP) - Pelo menos cinco pessoas morreram em novos confrontos étnicos no Quênia, informou a polícia, enquanto o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan pressionava os grupos políticos rivais a aceitarem um acordo para acabar com a crise.

"Nos últimos cinco dias, três pessoas morreram em Molo e duas na área de Cherangani", declarou à AFP uma fonte policial.

A polícia queniana reforçou a segurança nas regiões mais afetadas pelos enfrentamentos entre tribos e grupos rivais que explodiram depois da polêmica reeleição do presidente Mwai Kibaki.

O líder da oposição, Raila Odinga, acusa Kibaki de fraude eleitoral nas eleições de 27 de dezembro.

Desde o anúncio dos resultados eleitorais, mais de mil pessoas morreram e 300.000 se viram obrigadas a abandonar suas casas em conseqüência dos confrontos neste país do leste da África, com população de 37 milhões de habitantes e considerado há alguns meses um dos mais estáveis do continente.

A mediação de Annan, designado pela União Africana (UA), é considerada a única oportunidade do Quênia obter uma solução política que encerre a crise.

A tensão política gerou conflitos étnicos e pela propriedade da terra que nunca haviam sido solucionados desde a independência do Quênia em 1963.

Confrontos no Quênia deixam cinco mortos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir