Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Ciclone deixa 145 mil desabrigados em Madagascar
Governo estima ainda que 44 pessoas tenham morrido e faz apelo por ajuda humanit�ria.
Ciclone deixa 145 mil desabrigados em Madagascar
Foto: http://memoriadeiguana.files.wordpress.com/2007/11/bao

A passagem do ciclone Ivan pela ilha de Madagascar na semana passada deixou 44 mortos e 145 mil desabrigados, segundo estimativas do governo divulgadas neste domingo.

A tempestade atingiu a costa leste da ilha no domingo passado com ventos de at� 230 km/h. Nos dias seguintes, Madagascar sofreu sob chuvas torrenciais.

Diversas regi�es da ilha, a quarta maior do mundo, est�o alagadas, e o governo fez um apelo por mais ajuda humanit�ria na sexta-feira.

No entanto, o apelo foi feito quando o governo estimava em 14 mil o n�mero de desabrigados pelo ciclone.

Dois dias depois, as estimativas subiram quase dez vezes. Praticamente 1% do pa�s, que tem 19 milh�es de habitantes, perdeu a casa.

O governo dos Estados Unidos j� doou US$ 100 mil, mas � prov�vel que seja necess�rio muito mais dinheiro para evitar uma crise no pa�s, um dos mais pobres do mundo.

V�rias �reas est�o isoladas e s� podem ser alcan�adas por ar ou �gua, e doen�as como diarr�ia est�o atingindo cada vez mais gente.

O governo estima ainda que cerca de 15 mil hectares de lavoura de arroz tenham sido perdidos, o que pode significar escassez de alimentos nos pr�ximos meses.

Ciclone deixa 145 mil desabrigados em Madagascar. Governo estima ainda que 44 pessoas tenham morrido e faz apelo por ajuda humanit�ria.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir