Categoria Culin�ria  Noticia Atualizada em 26-02-2008

Chefs japoneses e descendentes ensinam suas receitas
Pratos tradicionais da culin�ria japonesa marcaram a inf�ncia dos renomados chefs
Chefs japoneses e descendentes ensinam suas receitas
Foto: Mori Sushi/Divulga��o

Sushi, sashimi, temaki. Se voc� � f� de comida japonesa, certamente sabe o que essas palavras significam. O que nem todo mundo sabe � que, al�m dos pratos cl�ssicos, como os citados, geralmente preparados com peixe cru, a delicada culin�ria japonesa tamb�m � rica em grelhados, espetinhos e ensopados.

Em homenagem ao Centen�rio da Imigra��o Japonesa, o G1 conversou com cinco chefs de cozinha de S�o Paulo (SP)" japoneses e descendentes" que resgataram a mem�ria da fam�lia e contaram quais s�o as receitas favoritas que marcaram sua inf�ncia.

O chef Mitsuaki Shimizu, do restaurante paulistano Sushi Guen, por exemplo, lembra com carinho da �poca em que a fam�lia se reunia para preparar o tradicional "Sukiyaki".

"Quando trabalh�vamos na fazenda, meus pais e meus irm�o faz�amos uma fogueira na �poca de frio pra nos aquecer. Aproveit�vamos e faz�amos o Sukiyaki com os vegetais que plant�vamos. Eram �pocas dif�ceis, mas ao mesmo tempo pra mim foram boas, pois nessas ocasi�es t�nhamos o que comer e est�vamos todos juntos", recorda. Shimizu tem 62 anos e est� no Brasil desde 1959.

J� o prato favorito do jovem chef Daniel Hirata, do Mori Sushi, � um rico ensopado de legumes chamado "Nishim�", uma receita que sua av� preparava para toda a fam�lia.

"� um cozido feito com raiz de l�tus, broto de bambu, bardana, inhame, nabo, cenoura, kombu, tofu, cogumelo shitake, konhaku", lembra o chef, que � descendente n�o s� de japoneses, mas tamb�m de italianos e poloneses.

Para o renomado chef Adriano Kanashiro, do restaurante Kinu, o que lembra mesmo a inf�ncia � a costelinha de porco que sua m�e preparava, ao molho de miss�. "Minha m�e costumava misturar temperos orientais com comida brasileira", conta o chef.

Chefs japoneses e descendentes ensinam suas receitas de fam�lia
Pratos tradicionais da culin�ria japonesa marcaram a inf�ncia dos renomados chefs.
Especial celebra o Centen�rio da Imigra��o Japonesa no Brasil.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir