Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Tornados matam ao menos 22 e deixam centenas feridos nos EUA
Cachorro fica preso entre os escombros do tornado que arrasou v�rias �reas dos Estados de Oklahoma, Missouri, Kansas e Ge�rgia, nos Estados Unidos
Tornados matam ao menos 22 e deixam centenas feridos nos EUA
Foto: EFE

ATLANTA (Reuters) - Tornados mataram pelo menos 22 pessoas, feriram centenas e deixaram um rastro de destrui��o em comunidades no centro e no sudeste dos Estados Unidos no fim de semana.

Autoridades afirmaram que 14 pessoas morreram em Missouri, 6 em Oklahoma e 2 na Ge�rgia, quando as tempestades passaram da fronteira do Kansas e Oklahoma, no s�bado, e na Ge�rgia no domingo, destruindo casas, virando carros, bloqueando ruas, derrubando fios de for�a e arrancando �rvores.

Dez pessoas morreram em Newton County, Missouri, na fronteira com Oklahoma, de acordo com Susie Stonner, da ag�ncia de gerenciamento de emerg�ncias. Segundo Stonner, a pol�cia n�o descartou encontrar mais v�timas.

O caminho da destrui��o foi de um 1,6 quil�metro de largura em alguns lugares, disse Jason Schaumann, um meteorologista do Servi�o de Meteorologia Nacional em Missouri.

"Isso parece com um tornado muito grande", disse. "N�s temos ind�cios de carros que foram lan�ados de um quarto a meia milha de dist�ncia, e estrutura de casas que foram arrancadas de suas funda��es."

Os danos indicam um tornado com velocidade estimada de 219 a 266 quil�metros por hora, ele disse.

O presidente norte-americano, George W. Bush, ofereceu suas preces �s fam�lias dos que morreram e disse que em um domingo em que o pa�s celebrava o Dia das M�es, para alguns, foi uma ocasi�o triste.

"Eu vou entrar em contato com governadores e oferecer toda a assist�ncia federal que puder", disse Bush, antes de embarcar em um avi�o da For�a A�rea em Waco, no Texas.

(Reportagem adicional de Ben Fenwick em Oklahoma City, Anna Driver e Erwin Seba em Houston, Jeremy Pelofsky no Texas e Andrew Stern em Chicago)

Tornados matam ao menos 22 e deixam centenas feridos nos EUA

Fonte: Matthew Bigg
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir