Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Luto e homenagens lembram mortos em tremor na China
At� o momento, autoridades confirmaram a morte de 34.073 pessoas
Luto e homenagens lembram mortos em tremor na China
Foto: Reprodu��o

O governo chin�s anunciou nesta segunda-feira (19) que o n�mero de mortos e desaparecidos ap�s o terremoto que devastou o sudoeste do pa�s, h� uma semana, j� ultrapassa 71 mil. At� agora as autoridades confirmaram a morte de 34.073 pessoas.

A China deu in�cio, nesta segunda-feira (19), a um per�odo de luto nacional de tr�s dias, em homenagem �s milhares de v�timas.

Desde o amanhecer, como manda a tradi��o, a bandeira nacional foi hasteada pelos soldados na pra�a Tiananmen, cora��o de Pequim, em frente do retrato gigante de Mao Ts�-tung, e, ent�o, colocada a meio mastro.A cena se repetiu em todo o pa�s, na fachada dos pr�dios p�blicos.

As bandeiras tamb�m ficar�o a meio mastro nas miss�es diplom�ticas chinesas no exterior e em Hong Kong, onde as autoridades decidiram se somar ao luto da China.

�s 14h28 (3h28 de Bras�lia), hora exata do terremoto ocorrido no dia 12 de maio, a popula��o fez tr�s minutos de sil�ncio, e sirenes e buzinas ecoaram por todo o territ�rio.

O revezamento da tocha ol�mpica foi suspenso durante esses tr�s dias, assim como todas as festividades p�blicas.

As bolsas de valores de Xangai e Shenzhen tamb�m pararam por alguns minutos.

De acordo com o �ltimo balan�o, divulgado nesta segunda pelo governo, o terremoto deixou 34.073 v�timas fatais confirmadas. A estimativa oficial � de que esse n�mero possa ultrapassar os 71 mil mortos.

Esperan�a entre os escombros
Nesta segunda-feira (19), bombeiros encontraram Wang Fazhen, de 50 anos, entre as ru�nas de um pr�dio residencial. Ela foi retirada 40 minutos depois de ser localizada ainda com sinais de vida e levada a um hospital.

As equipes de resgate disseram que sinais indicam a poss�vel exist�ncia de outros tr�s sobreviventes no local onde Wang foi encontrada.

Outra mulher, Li Lingcui, de 61 anos, tamb�m foi salva de entre os escombros no distrito de Beichuan, perto do epicentro, dez minutos depois do resgate de Wang.

Segundo as equipes que a resgataram, Li estava consciente quando a retiraram.

Luto e homenagens lembram mortos em tremor na China. At� o momento, autoridades confirmaram a morte de 34.073 pessoas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir