Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 26-05-2008

Atriz brasileira ganha prêmio em Cannes
Sandra Corveloni venceu por Linha de passe, de Walter Salles e Daniela Thomas
Atriz brasileira ganha prêmio em Cannes
Foto: Reuters

A atriz brasileira Sandra Corveloni foi premiada neste domingo (25) como melhor atriz no 61º Festival de Cannes, por sua atuação no filme "Linha de passe", dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. Apesar de ser seu primeiro trabalho no cinema, ela desbancou atrizes como Angelina Jolie, que concorria pelo longa "The exchange", Arta Dobroshi, do elogiado "O silêncio de Lorna", e Catherine Deneuve, que ficou com um prêmio especial pelo conjunto da obra.

Sandra foi a única atriz do elenco principal de "Linha de passe" que não viajou a Cannes. O prêmio, entregue pelo ator Jean Reno, foi recebido no palco por Walter Salles e Daniela Thomas. "Eu fico feliz de premiar uma atriz que estréia no cinema. Sandra vai ficar muito tocada por receber esse prêmio, ainda mais vindo desse júri", afirmou Salles, referindo-se a um time de jurados que incluía Sean Penn, Natalie Portman, Alfonso Cuaron, Jeanne Balibar e a cineasta iraniana Marjane Satrapi, de "Persepolis", animação vencedora do prêmio do júri na edição passada.

Daniela completou: "Não sei se estão vendo isso no Brasil, mas quero dizer em português: querida, você não esteve aqui conosco, em carne e osso, mas o seu espírito incrível está aqui com a gente". E, em inglês, completou: "Ela não está aqui porque estava grávida e perdeu o bebê. Não posso dizer o que isso vai significar para ela".

"Linha de passe" conta a história de quatro irmãos que vivem na periferia de São Paulo, filhos de mãe solteira (vivida por Sandra). O longa marca a volta ao cinema de Vinicius de Oliveira – dez anos após "Central do Brasil" -, interpretando um rapaz que sonha em ser jogador de futebol.




Em entrevista por telefone à Globo News, a atriz afirmou, de sua casa em São Paulo: "Valeu o esforço da equipe toda do filme. A gente trabalhou com muito amor, dedicação e com muita vontade. Apesar de ser um prêmio de melhor atriz, todos podem se considerar vencedores. O trabalho que eu fiz foi graças ao Walter, à Daniela, aos meninos e à Fátima Toledo [preparadora de elenco]. Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho profundo, intenso".




Nascida em São Paulo, Sandra tem uma carreira de anos no teatro. Trabalha no grupo Tapa, onde, além de atuar, é professora e assistente de direção. Seus principais trabalhos nos palcos são "As viúvas", de Arthur Azevedo, "Contos de sedução", de Guy de Maupassant, e "Órfãos de Jânio", de Millôr Fernandes.




"O cinema é uma coisa nova para mim, que pode me trazer mais trabalhos novos. Mas não quero deixar o que eu faço no teatro, o trabalho de atriz é bem amplo", disse Sandra.

E a Palma de Ouro vai para...

O filme francês "Entre les murs" (ou "Entre paredes", numa tradução livre) foi o vencedor do prêmio máximo da competição oficial, a Palma de Ouro. Dirigido por Laurent Cantet, o longa-metragem aborda questões de educação e imigração na França de hoje. Mais do que estética, a escolha do filme parece política: são assuntos que estão no centro do debate no país, motivado por propostas polêmicas do governo do presidente Nicolas Sarkozy, que incluem corte de verbas para as escolas e medidas mais severas no tratamento dos imigrantes ilegais.



Igualmente politizadas foram as seleções dos vencedores do Grande Prêmio do Festival e do Prêmio do Júri, respectivamente "Gomorra", de Matteo Garrone, e "Il Divo", de Paolo Sorrentino. Ambos italianos e baseados em eventos reais, os filmes tratam do poder da máfia na Itália - a napolitana Camorra, no primeiro caso, e o ex-primeiro ministro Giulio Andreotti, denunciado na Operação Mãos Limpas, no segundo.



Na categoria melhor ator, Benicio Del Toro venceu por seu trabalho em"Che", épico em duas partes de Steven Soderbergh, que conta a história do guerrilheiro argentino desde sua participação na Revolução Cubana até a sua morte na guerrilha da Bolívia. "Gostaria de dedicar esse prêmio ao homem, Che Guevara", disse o ator porto-riquenho na cerimônia de premiação. "Queria agradecer a Cannes, ao júri e compartilhar isso com o diretor Steven Soderbergh, que acordava todo dia e estava lá, nos empurrando e motivando a todos."



Outros premiados na competição oficial, na qual concorriam 22 longas metragens, foram o turco "Três macacos", de Nuri Bilge Ceylan, vencedor na categoria "mise en scène" (direção), e "O silêncio de Lorna", dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardene, que levaram o prêmio de melhor roteiro pelo drama de uma imigrante albanesa que se submete a um casamento de fachada para conquistar cidadania européia.



O ator-diretor Clint Eastwood, que concorria à Palma com o longa "The exchange", e a estrela francesa Catherine Deneuve, de "Un conte noël", receberam um prêmio especial pelo conjunto de sua obra. Na categoria de curtas-metragens, a Palma de Ouro ficou com o romeno Maria Crisan, por "Megatron", e menção especial para "Jerrycan", de Julius Avery.



Câmera de Ouro
Também foi entregue neste domingo o prêmio Câmera de Ouro, dedicado aos diretores de primeira viagem. Apresentado pelo ator Dennis Hopper, que estava em Cannes para a divulgação de "Palermo shooting", novo filme do diretor alemão Wim Wenders, o prêmio foi para o artista britânico Steve McQueen, autor de "Hunger". O filme reconta a história de uma greve de fome promovida por presos políticos do exército republicano IRA, no início dos anos 1980. A diretora russa Valeria Gaï Guermanika recebeu menção especial pelo filme "Ils mourront tous sauf moi".

Atriz brasileira ganha prêmio em Cannes. Sandra Corveloni venceu por Linha de passe, de Walter Salles e Daniela Thomas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir