Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-05-2008

China sofre novos tremores e represa ameaça 80 mil pessoas
O tremor de 12 de maio já matou 67.183 pessoas e deixou 20.790 desaparecidos. Um porta-voz do governo disse que 45 milhões de pessoas foram afetadas pelo abalo.
China sofre novos tremores e represa ameaça 80 mil pessoas
Foto: China

No dia em que o governo decidiu aliviar a política do filho único, duas novas réplicas do terremoto de 12 de maio foram sentidos em duas províncias chinesas nesta terça-feira (27): em Shaanxi e Sichuan. Os abalos foram de de 5,7 graus e 5,4 graus, respectivamente, na escala Richter.

Desde o grande terremoto, só a província de Sichuan já teve 180 réplicas de mais de 4 graus. A pior delas aconteceu no domingo (25), quando oito pessoas morreram – o tremor chegou a 6,4 graus. Ainda não se sabe os danos causados pelos abalos desta terça-feira.

O tremor de 12 de maio já matou 67.183 pessoas e deixou 20.790 desaparecidos, segundo informe da agência estatal "Xinhua". O número anterior era de 65.080 muertos y 23.150 desaparecidos. Já o de feridos chega a 361.822.

Um porta-voz do governo disse ainda que 45 milhões de pessoas foram afetadas pelo abalo sísmico de 7,9 graus.

Os números, porém, podem piorar. Um total de 80.000 pessoas estão ameaçadas pela ruptura de uma represa natural formada por um deslizamento de terra após o terremoto de 12 de maio em Sichuan (sudoeste da China). Segundo o governo, todas elas terão que deixar as suas casas.

As pessoas terão que sair antes da meia-noite desta terça-feira, o que elevará a 158.000 o número de desabrigados dentro de um plano de emergência que pretende reduzir em um terço o nível do lago de Tangjiashan, que continua crescendo e ameaça provocar uma ruptura incontrolável do dique.

Este lago é o que mais ameaça a população entre os 35 que se formaram após o forte terremoto.

Quase 2.000 soldados foram enviados a Tangjiashan para as operações de drenagem.

Mais ajuda
O governo chinês pediu nesta terça o envio de mais equipamentos médicos, remédios e abrigos temporários para a província de Sichuan.

A cúpula do Partido Comunista da China (PCCh) pediu a seus líderes e aos quadros locais todo o esforço possível para evitar surtos de doenças e prevenir seqüelas do terremoto como inundações e réplicas, informou nesta terça-feira o jornal oficial "China Daily".

Foram enviados à região 500 mil abrigos para 5 milhões de pessoas que perderam suas casas no tremor, mas Pequim assinala que ainda é preciso pelo menos mais três milhões.

Pela primeira vez a China permitiu a entrada de equipes de ajuda humanitária estrangeiras para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência aos desabrigados, entre eles grupos procedentes de Cuba, Rússia, Japão, Coréia do Sul, Cingapura, Alemanha, França e EUA.

No total, 40 países enviaram equipes de especialistas e voluntários a Sichuan, e muitos mais se encontram em caminho.

Trabalham na região dezenas de milhares de médicos chineses que vieram de todas as províncias do país asiático.

O terremoto gerou uma onda de solidariedade tanto dentro como fora do território chinês, que se traduziu em US$ 4,4 bilhões em doações, segundo dados do escritório de Informação do Conselho de Estado.

China sofre novos tremores e represa ameaça 80 mil pessoas
O tremor de 12 de maio já matou 67.183 pessoas e deixou 20.790 desaparecidos.
Um porta-voz do governo disse que 45 milhões de pessoas foram afetadas pelo abalo.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir