Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-11-2008

Queda de avião na Cidade do México mata ministro do Interior
Bombeiros trabalham em uma região comercial na Cidade do México, no local onde caiu um avião bimotor matando oito pessoas, incluindo o ministro Juan Camilo Mouriño (Interior).
Queda de avião na Cidade do México mata ministro do Interior
Foto: David de La Paz/EFE

da Folha Online
Ao menos oito pessoas morreram e 40 ficaram feridas na queda de um avião bimotor em uma região comercial na Cidade do México (capital), na noite desta terça-feira (4). Um Learjet do Ministério do Interior seguia para o aeroporto da cidade. A bordo estava o ministro Juan Camilo Mouriño (Interior).

Outros cinco membros do governo morreram no acidente, entre eles o assessor presidencial para Segurança, José Luis Vasconcelos, e o coordenador administrativo do Ministério do Interior, Arcadio Echeverría. O piloto, o co-piloto e a comissária da aeronave também morreram.

O avião caiu sobre uma avenida de uma região comercial da cidade em horário de pico, atingindo vários carros. Ao menos 40 pessoas que estavam nas ruas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública.

O presidente Felipe Calderón pronunciou uma mensagem assim que chegou de Guadalajara, onde estava em viagem oficial. Ele expressou seu pesar pela morte dos oito ocupantes do avião, em especial de Mouriño, que era amigo pessoal do presidente.

Emergência

A aeronave deveria pousar no aeroporto da cidade, após retornar de San Luis Potosi (centro). Max Cortazar, porta-voz do governo, declarou que Mouriño e um grupo de assessores voltavam de uma evento na cidade.

"Quando o avião estava a menos de cinco quilômetros [do aeroporto], foi reportada uma emergência e perdemos contatos com a aeronave", disse um controlador do aeroporto da Cidade do México. Segundo ele, não foi informado por que tipo de problema passava a aeronave.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. O ministro de Comunicações e Transportes do país, Luis Téllez, disse que, aparentemente, não houve nenhuma falha no vôo.

Ex-chefe de governo da administração de Felipe Calderón entre 2006 e janeiro de 2008, Moriño ocupava a pasta do Interior desde o início do ano.

Queda de avião na Cidade do México mata ministro do Interior.

Bombeiros trabalham em uma região comercial na Cidade do México, no local onde caiu um avião bimotor matando oito pessoas, incluindo o ministro Juan Camilo Mouriño (Interior).


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir