Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 10-03-2009

Quinze mortos e um ministro ferido em atentado suicida
Policiais e curiosos observam os corpos de v�timas de um atentado suicida em uma mesquita de Akuressa, no Sri Lanka
Quinze mortos e um ministro ferido em atentado suicida
Foto: AFP

COLOMBO, Sri Lanka (AFP) � Pelo menos 15 pessoas morreram e um ministro cingal�s ficou ferido em um atentado suicida nesta ter�a-feira diante de uma mesquita no sul do Sri Lanka que as autoridades atribu�ram aos separatistas t�meis.

O ataque, ao que parece suicida, aconteceu quando um dos dirigentes pol�ticos da ilha estava em uma recep��o na cidade de Akuressa, 160 km ao sul da capital, Colombo.

Quinze pessoas morreram e pelo menos 60 ficaram feridas, incluindo o ministro dos Correios, Mahinda Wijesekera.

O ministro foi levado para uma unidade de terapia intensiva de um hospital pr�ximo.

Os atentados, sobretudo suicidas, s�o frequentes e geralmente atribu�dos aos relbedes dos Tigres de Liberta��o da P�tria T�mil (LTTE), que lutam contra o ex�rcito governamental no nordeste do pa�s, onde est�o encurralados em 50 km2 de selva.

Os analistas temem que os insurgentes t�meis - alvos de uma vasta ofensiva do ex�rcito e que em dois anos perderam os 18.000 km2 que controlavam - se voltem para as a��es de guerrilha e os atentados.

Pelo menos 74 civis t�meis, incluindo 25 crian�as, morreram na segunda-feira e ter�a-feira em bombardeios do ex�rcito do Sri Lanka contra a �ltima zona do pa�s ainda sob controle dos guerrilheios separatistas t�meis, informa um site favor�vel aos rebeldes.
Pelo menos 100 pessoas ficaram feridas nos "bombardeios desumanos dirigidos deliberadamente" contra zonas onde est� refugiada a popula��o civil e realizdos com "bombas de fragmenta��o", afirma o site Tamilnet.com.

H� dois meses, o governo cingal�s executa uma vasta ofensiva militar que apresenta como a batalha final contra 500 insurgentes t�meis encurralados em 50 km2 de selva.

No entanto, as afirma��es dos militares e de seus inimigos s�o imposs�veis de verificar de forma independente.

O Sri Lanka est� em guerra h� 37 anos. A maioria da popula��o � cingalesa, em sua maioria budistas, mas o pa�s tem uma ainda minorias t�mil, hindu e mu�ulmana.

Quinze mortos e um ministro ferido em atentado suicida no Sri Lanka.

Policiais e curiosos observam os corpos de v�timas de um atentado suicida em uma mesquita de Akuressa, no Sri Lanka.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir