Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Vinte pessoas morrem em ataque e explosão no Afeganistão
Vinte pessoas, entre elas 14 civis, morreram hoje vítimas da explosão de uma mina e de um suposto...
Vinte pessoas morrem em ataque e explosão no Afeganistão
Foto: http://www.workersforjesus.com

Cabul, 4 mai (EFE).- Vinte pessoas, entre elas 14 civis, morreram hoje vítimas da explosão de uma mina e de um suposto ataque talibã registrados no sudeste do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

O fato mais grave ocorreu no distrito de Shamulzayi, situado na província de Zabul, onde 12 civis morreram vítimas da explosão de uma mina na passagem do trator no qual viajavam, disse por telefone o chefe de Polícia provincial, Abdul Rahman Sarjan.

Além disso, segundo Sarjan, 6 guardas e 2 civis morreram no distrito de Qalat, da mesma província, durante um suposto ataque insurgente contra um comboio de uma companhia de segurança privada que circulava pela estrada que une as cidades de Cabul e Kandahar.

O porta-voz da Polícia acusou pelos fatos a "inimigos do Afeganistão", o eufemismo que utilizam as autoridades afegãs para se referir aos insurgentes talibãs.

A atividade insurgente é mais intensa no arco territorial que vai desde o sul até o leste do país, as áreas onde a etnia pashtun é majoritária, da qual procedem tradicionalmente os talibãs.

Além disso, na província oriental de Laghman, um suicida detonou uma carga explosiva em frente à Prefeitura da capital regional, Mihtarlam, matando o prefeito, três guarda-costas e três civis, segundo o Ministério do Interior.

A cada ano morrem no Afeganistão milhares de pessoas vítimas de ataques suicidas dos insurgentes, combates ou bombardeios da aviação internacional.

Os talibãs lutam contra a presença das tropas internacionais desdobradas no país e contra o Governo afegão, ao qual consideram ilegítimo. EFE

Vinte pessoas morrem em ataque e explosão no Afeganistão.

Vinte pessoas, entre elas 14 civis, morreram hoje vítimas da explosão de uma mina e de um suposto...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir