Categoria Automóveis  Noticia Atualizada em 10-06-2009

Fiat finaliza aliança global com a Chrysler
A nova companhia atuará com o nome de Chrysler Group LLC. Modelos da Fiat serão vendidos pela montadora americana nos EUA.
Fiat finaliza aliança global com a Chrysler
Foto: http://economico.sapo.pt

A venda da montadora americana Chrysler para um grupo liderado pela Fiat foi finalizada por volta das 9h, horário de Brasília, desta quarta-feira (10).

O acordo foi fechado um dia após o aval da Suprema Corte dos Estados Unidos que rejeitou o pedido de três fundos de pensão do estado de Indiana e permitiu a venda da montadora americana.

A conclusão da operação resultou na criação de uma nova companhia, que atuará com o nome de Chrysler Group LLC e começa a operar imediatamente.

A nova Chrysler irá comercializar no mercado americano alguns modelos da montadora italiana, como Fiat 500. Mas antes os veículos terão que passar por mudanças para atender às exigências de segurança e de emissões nos Estados Unidos.

A participação da Fiat na nova empresa será de 20%, mas com a possibilidade de aumentar para até 35%. Os governos dos Estados Unidos e Canadá serão proprietários de 8% e 2%, respectivamente, e um fundo sindical dos 55% restantes. Em 2013, o grupo italiano poderá assumir o controle da nova empresa que terá como diretor geral o presidente da Fiat, Sergio Marchionne.

A Chrysler Group LLC deve recuperar os ativos da montadora americana, que teve de pedir concordata em 30 de abril. Porém, parte das dívidas da empresa ficará na antiga Chrysler, que deverá ser liquidada sob a supervisão do tribunal de falências de Nova York.

* Com informações da Reuters, Efe e France Presse

Fiat finaliza aliança global com a Chrysler

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir