Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-07-2009

Copom deve cortar juros em 0,5 ponto, preveem analistas
Comit� do Banco Central anuncia nova Selic na quarta-feira.
Copom deve cortar juros em 0,5 ponto, preveem analistas
Foto: G1

O Comit� de Pol�tica Monet�ria (Copom) do Banco Central deve cortar na pr�xima reuni�o em 0,5 ponto a taxa b�sica de juros, a Selic, segundo a maioria dos analistas consultados pelo G1. A nova taxa - que atualmente � de 9,25% ao ano - ser� anunciada na pr�xima quarta-feira (22), quando acaba o encontro de dois dias dos oito membros que compoem o Comit� do BC.

Na avalia��o de quatro dos seis especialistas de mercado procurados pela reportagem, o Copom deve optar por desacelerar o ritmo dos cortes - j� que as decis�es mais recentes foram de redu��o de 1,5 ponto em mar�o e um ponto em junho.

A aposta est� em linha com o que preveem os analistas consultados semanalmente pelo BC no relat�rio de mercado, tamb�m conhecido como Focus, divulgado na segunda-feira.

Se confirmada a redu��o prevista pelo mercado, a taxa de juros cair�, novamente, ao n�vel mais baixo j� registrado: 8,75% ao ano.

No fim do ano passado, os juros estavam em 13,75% ao ano e est�o sendo reduzidos em 2009 por conta dos efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira (veja tabela acima).
Raz�es para a queda

Para o professor Alcides Leite, da Trevisan Escola de Neg�cios, ainda h� espa�o para manter a trajet�ria de queda dos juros porque diversos fatores contribuem para uma infla��o "comportada": se houvesse amea�a de descontrole da infla��o, o BC usaria os juros como ferramenta para controlar a alta dos pre�os.

"H� condi��es para redu��o (em 0,5 ponto) porque a infla��o est� sob controle, os indicadores dos pre�os no atacado est�o baixos e o d�lar tamb�m est� baixo, sem press�o inflacion�ria", diz Leite.

A opini�o � compartilhada pelo ex-presidente da Febraban e economista da Funda��o Instituto de Pesquisas Econ�micas (Fipe), Roberto Troster.

"Voc� est� em uma recess�o, com proje��o de PIB negativo, ent�o a prescri��o � clara: n�o pode ter freio de m�o puxado. N�o tem press�o inflacion�ria", afirma.

A economista do Banco Fibra, Maristella Ansanelli, tamb�m aposta no corte de 0,5 ponto.

"A redu��o de ritmo deve ocorrer mais por conta da magnitude do ajuste monet�rio j� realizado ao longo dos �ltimos meses do que por conta de sinais de acelera��o do ritmo de recupera��o da atividade econ�mica, que segue fraca", afirmou a economista em nota.

Outras apostas

Na avalia��o do conselheiro do Conselho e Ordem dos Economistas de S�o Paulo (Corecon), Jin Whan Oh, o Copom deve reduzir os juros nesta reuni�o em 0,25 ponto.

"Depois de cortar um ponto na �ltima reuni�o, o comit� j� tinha sinalizado que adotaria um ritmo bem menor. E, depois de romper o patamar simb�lico de um d�gito e at� ajustar regras da poupan�a por causa disso, j� atingiu um patamar que imp�e cautela", afirma Whan Oh.

J� segundo a prevs�o do professor de finan�as da Faculdade de Inform�tica e Administra��o Paulista (Fiap), Marcos Crivelaro, a redu��o da Selic pode ser maior e chegar a 0,75 ponto para estimular segmentos da economia que t�m tido desempenho fraco.

"O ponto principal (para justificar o corte de 0,75) �: os setores que n�o est�o sendo beneficiados pelo IPI n�o est�o mostrando um desempenho bom", analisa.

Pr�ximas reuni�es

As estimativas do mercado financeiro divergem ainda mais quando o assunto � o rumo da Selic at� o final de 2009. Enquanto o boletim Focus prev� que esta deve ser a �ltima reuni�o em que o BC corta os juros no ano, outros analistas apostam em uma sequ�ncia de redu��es.

A previs�o mais frequente entre os analistas ouvidos pelo G1 � de que o BC realize um �ltimo corte na pr�xima reuni�o, em setembro. Em um ponto, todos concordam: a magnitude do corte vai depender do desempenho dos indicadores econ�micos durante o intervalo entre um encontro do Copom e outro.

"A decis�o sobre os pr�ximos cortes vai depender um pouco de uma avalia��o nesses pr�ximos 45 dias - vamos ver como v�o ficar os indicadores", diz o diretor da Integral Trust, Carlos Fagundes.

"O ciclo de baixa est� chegando ao fim: ou nessa reuni�o, ou na pr�xima. Mas uma nova alta nos juros s� deve acontecer na gest�o do pr�ximo presidente (da Rep�blica", afirma Troster.

Para Maristela Ansanelli, do Banco Fibra, o corte da reuni�o de setembro deve ser mais "fraco" do que na de julho.

"Acreditamos que pode haver espa�o ao menos para mais uma redu��o em setembro e consideramos prematura a discuss�o ao redor da retomada da alta dos juros j� no pr�ximo ano", afirma.

Copom deve cortar juros em 0,5 ponto, preveem analistas
Comit� do Banco Central anuncia nova Selic na quarta-feira.
Se redu��o for confirmada, taxa ficar� em 8,75% ao ano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir