Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-11-2009

Cúpula do DEM se reúne nesta segunda com Arruda para ouvir explicações
Governador do DF é suspeito de pagamento de mesada a deputados. OAB decide se entra com pedido de impeachment contra governador.
Cúpula do DEM se reúne nesta segunda com Arruda para ouvir explicações
Foto: www.wikiwak.com/wak/List_of_current_Brazilian...

A cúpula do DEM, partido do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, se reúne nesta segunda-feira (30) com ele e o vice governador, Paulo Octavio. Os dois vão dar explicações sobre as denúncias contra o governo. O encontro deve acontecer à tarde.

Inquérito do Superior Tribunal de Justiça mostra a suposta distribuição de recursos ilegais a membros do governado do DF e a existência de um suposto esquema de pagamento de mesada para os deputados que faziam parte da base aliada do governo na Câmara Legislativa. (Veja imagens no vídeo ao lado).

Na sexta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a operação "Caixa de Pandora" e fez buscas e apreensões nos gabinetes de deputados distritais, secretários de governo e na residência oficial do governador, que não é ocupada por Arruda como moradia.

O líder do Democratas no Senado, senador José Agripino (DEM-RN), considerou neste domingo (29) as denúncias como "graves". Segundo ele, "se erros foram cometidos, o partido não pode acolher estes erros como também erros do partido". Arruda é o único governador do partido.
Defesa


Ainda perplexos pelo ato de torpe vilania de que fomos vítimas por parte de alguém que, até recentemente, se mostrava um colaborador, vimos externar à população do Distrito Federal nossa indignação pela trama de que estamos sendo vítimas"
Arruda e Paulo Octávio emitiram nota neste domingo (29) em que se dizem "perplexos" com as denúncias contra o governo, que classificam como um "ato de torpe vilania".

"Ainda perplexos pelo ato de torpe vilania de que fomos vítimas por parte de alguém que, até recentemente, se mostrava um colaborador, vimos externar à população do Distrito Federal nossa indignação pela trama de que estamos sendo vítimas", diz a nota.

A nota se refere ao ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que fez as denúncias em troca dos benefícios da delação premiada.

PPS e PSDB

A executiva nacional do PPS se reúne nesta segunda para decidir deixa os cargos que ocupa no governo de José Roberto Arruda, no Distrito Federal.

O PPS ocupa a secretaria de Saúde, comandada pelo deputado federal Augusto Carvalho, a secretaria de Justiça, dirigida pelo deputado distrital Alírio Neto, além de outros postos de segundo escalão.

O PSDB também reúne sua executiva nacional, esta semana, para avaliar o seu posicionamento em relação ao suposto esquema de mesada para parlamentares aliados que seria coordenado pelo governador do DF, José Arruda.

O partido deve analisar se os secretários de Obras, Márcio Machado, e da Fazenda, Valdivino Oliveira, devem permanecer em seus cargos depois das denúncias. Os dois são filiados ao PSDB.
OAB

Está pronto o pedido de impeachment do governador José Roberto Arruda, que será feito pela Ordem dos Advogados Brasil, seção DF. O pedido, segundo o vice-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, será analisado pelo Conselho da entidade local, composto por cerca de 50 membros, na próxima quarta-feira (2). Se aprovado pelo colegiado, o pedido de impeachment será levado à Assembleia Legislativa do Distrito Federal.

Nesta segunda, a OAB nacional decide se adere à decisão da Ordem do Distrito Federal e também assina o pedido de impeachment.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir