Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-12-2009

Morre no Rio o ex-ministro Jamil Haddad
Ele era presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB).Enterro ser� no final da tarde, no Cemit�rio S�o Jo�o Batista.
Morre no Rio o ex-ministro Jamil Haddad
Foto:Arquivo/Inca/Divulga��o

O presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-ministro da Sa�de Jamil Haddad morreu na madrugada desta sexta-feira (11), em casa, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Haddad estava com 83 anos e faleceu de infarto.

O corpo do ex-ministro vai ser velado na capela 2 do Cemit�rio S�o Jo�o Batista, em Botafogo, na Zona Sul. O enterro est� marcado para 17h desta sexta-feira (11).

A assessoria do governo do estado do Rio informou que vai ser decretado luto de tr�s dias.

Haddad nasceu no Rio em 2 de abril de 1926. Ele se formou em ortopedia em 1949, na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Haddad ingressou na pol�tica em 1962, quando foi eleito deputado estadual ent�o estado da Guanabara.

Em 1983, foi prefeito do Rio entre mar�o e dezembro. Em 1982, como senador, participou da Assembl�ia Constituinte. Foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1988, do qual recebeu o t�tulo de presidente de honra.

No governo de Itamar Franco, ele foi nomeado para o Minist�rio da Sa�de, onde permaneceu at� 1993. Durante sua passagem pelo governo federal, foi o autor do decreto dos medicamentos gen�ricos. Em entrevistas, ressaltava que a regulamenta��o dos gen�ricos em 1999 foi apenas a consequ�ncia da iniciativa tomada seis anos antes.

Em 2003, foi convidado a assumir a dire��o geral do INCA, cargo que ocupou durante cinco meses.

Em nota, o PSB ressaltou que "Jamil Haddad dedicou toda sua vida p�blica �s lutas democr�ticas em favor dos trabalhadores, contra a ditadura militar e combatendo as desigualdades sociais. Como militante, trabalhou pela reconstru��o e afirma��o do socialismo no Brasil".



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir