Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-12-2009

Médicos retiram agulhas de corpo de criança em Salvador
Depois de cinco horas de cirurgia, os médicos do Hospital Ana Neri, em Salvador (BA), conseguiram retirar na noite dessa sexta-feira (18) as duas agulhas que estavam no coração do menino de 2 anos que tem cerca de 40 outras espalhadas pelo corpo. A operaç
Médicos retiram agulhas de corpo de criança em Salvador
Foto:http://extra.globo.com/pais/materias/2009/12/18/agulha-


Segundo as médicas Patrícia Guedes, coordenadora da UTI cardio pediátrica da unidade, e Isabel Guimarães, coordenadora do serviço de cardiologia pediátrica, havia risco de as agulhas se movimentarem e atingir uma veia do menino. Por isso a urgência em retirá-las. A circulação do sangue do garoto foi realizada por uma máquina durante a operação, arriscada por se tratar de uma intervenção cardíaca. O garoto deverá ser operado novamente na próxima semana. As médicas disseram que, se o garoto superar essas três etapas, ele passará a conviver com os outros objetos, que devem ser extraídos conforme a necessidade.

Apenas as agulhas que não ameaçam a vida da criança devem ser mantidas, para evitar o risco de complicação. Elas foram colocadas pelo padrasto da criança, num ritual macabro, por vingança contra a mãe do menino. Roberto Carlos Magalhães, de 30 anos, acreditava que com esse ritual ele ficaria unido a sua amante, Angelina Capistana dos Santos, de 47. A orientação para introduzir agulhas na criança teria sido dada por uma mulher que se diz mãe de santo, Maria dos Anjos do Nascimento, de 56. Os três tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.

RISCOS Professora do departamento de cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a médica Simone de Campos Vieira Abib contou que já atendeu uma criança que sobreviveu a um caso semelhante. Mas a médica afirma que, se o objeto estiver perto de um grande vaso ou órgão, deve ser removido. Ela ressalta que é preciso avaliar o dano que as agulhas causaram, não necessariamente a presença delas no corpo. "É possível que a retirada seja muito mais traumática. É preciso mover tecidos para chegar à agulha, o que danifica as estruturas na tentativa de achá-la dentro de um músculo, por exemplo. Não é só puxar."

Em São Vicente Férrer, a 85 quilômetros de São Luís, no Maranhão, um menino de 2 anos vive com cinco agulhas pelo corpo. A criança foi levada pela mãe ao hospital com suspeita de fratura nas costelas, em decorrência da queda de uma rede. Ao chegar ao hospital, resolveram tirar radiografias para saber sobre a gravidamente dos ferimentos. No entanto, para surpresa dos médicos, eles detectaram, além da fratura, a existência de sete agulhas. Os médicos retiraram duas e fragmentos das outras.


Depois de cinco horas de cirurgia, os médicos do Hospital Ana Neri, em Salvador (BA), conseguiram retirar na noite dessa sexta-feira (18) as duas agulhas que estavam no coração do menino de 2 anos que tem cerca de 40 outras espalhadas pelo corpo. A operação foi considerada um sucesso e o estado de saúde do garoto é estável. Uma delas havia transfixado o coração, provocando endocardite, uma infecção no órgão, detectada por causa da febre que o garoto teve durante a madrugada. A equipe médica informou que retirou outras duas, que estavam no pulmão. Um boletim médico deverá ser divulgado hoje de manhã.

Médicos retiram agulhas de corpo de criança em Salvador

Fonte: Uai
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir