Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 09-01-2010

Apple lidera lista de ecologicamente corretos do Greenpeace
A organização ambientalista Greenpeace lançou durante a feira internacional Consumer Electronics Show (CES), que ocorre em Las Vegas, Estados Unidos, a 14ª edição de seu Guide to Greener Electronics (Guia dos Eletrônicos Verdes, no Brasil), que mostra qua
Apple lidera lista de ecologicamente corretos do Greenpeace
Foto: http://infotecword.files.wordpress.com/2009/10/apple-b


Na conferência para a imprensa, Casey Harrell, porta-voz do Greenpeace, disse acreditar que é hora de falar menos e fazer mais para a remoção das químicas tóxicas. As empresas que foram mais bem qualificadas em 2009, de acordo com o ranking, foram a Apple, Sony Ericsson e Nokia.

A Apple, que já foi criticada no passado pelos materiais que usa, foi a empresa mais bem cotada da lista, conseguindo a nota máxima em toda a sua linha de produtos, que inclui computadores, notebooks, monitores e celulares, todos livres de BRFs (retardadores de chama de brominato) e de plástico PVC.

Harrell afirmou que o Greenpeace não quer que as empresas criem um ou dois produtos ecologicamente corretos, e sim que mude suas linhas inteiras, para adequá-las. Para o grupo, elas devem apoiar a criação de proibições legais para acabar com o uso dessas substâncias tóxicas em qualquer eletrônico.

O Greenpeace soube que a Sony Ericsson e a Apple pediram o apoio de instituições da União Européia para viabilizar tal decreto, iniciativa que não foi tomada por outras grandes empresas, como a Hewlett-Packard, Dell e Acer.

O grupo ambientalista afirmou ainda que as empresas Samsung, Dell, Lenovo e LG sofreram "penalidades" por falharem nas promessas de evitar o uso de substâncias tóxicas em seus produtos. Como em outros "campeonatos", Microsoft e Lenovo estão em posições bastante desconfortáveis lá nos últimos lugares. A lanterna é, como já é tradicional, da japonesa Nintendo, grande vilã da poluição eletrônica desde 2006, quando o guia foi criado.

Segundo a AFP, durante a feira, diversas empresas tentam provar que têm produtos amigos do meio ambiente. Entre eles, o novo mininotebook da Sony, Vaio W Series, que possui chassis de plástico feito de CDs reciclados e um case também de plástico reciclado, feito a partir de garrafas.

Fonte: Terra
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir