Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2010

ONU pede que investigação de Israel siga parâmetros
GENEBRA - O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre execuções extrajudiciais, Philip Alston, pediu nesta sexta-feira, 11, que a investigação israelense sobre o ataque do Exército de Israel a um comboio humanitário no litoral de Gaza
ONU pede que investigação de Israel siga parâmetros
Foto: www.maratimba.com

"Qualquer atitude de Israel para apurar o ataque à embarcação em Gaza deve permitir a capacidade de investigação. Sem isto, a investigação dos fatos não poderá ser considerada crível", sentenciou Alston.

Para cumprir com os requisitos de uma investigação internacional, o relator considera que a apuração deve ser independente do governo, os investigadores devem ter completa autoridade legal para obter acesso direto a todas as provas relevantes e o resultado da mesma deve ser divulgado.

Se os requisitos forem cumpridos, a comissão interna de investigação "pode representar uma importante contribuição para resolver os assuntos de direitos humanos gerados pelo ataque ao comboio humanitário", asseverou o analista da ONU.

"É preciso dar a comissão capacidade de descobrir os fatos, ouvir as testemunhas, incluindo os militares atingidos e vários dos passageiros dos navios", acrescentou Alston. A investigação também "deve ter acesso a todos os vídeos e gravações sobre o incidente, também aqueles confiscados por civis", concluiu.

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir