Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-08-2010

Abertas inscrições para curso de mestre-sala e porta-bandeira
Para participar, é só procurar uma das escolas de samba de Cachoeiro de Itapemirim.
Abertas inscrições para curso de mestre-sala e porta-bandeira
Foto: Divulgação PMCI



A Secretaria Municipal de Arte e Cultura de Cachoeiro de Itapemirim vai promover oficinas de mestre-sala e porta-bandeira, categorias adulto e mirim. As vagas são abertas à população e, para participar, basta que os interessados procurem o presidente da escola de samba para a qual torcem e manifestem o desejo de frequentar as oficinas.

As aulas são gratuitas. O objetivo é divulgar a cultura local, incentivando os cachoeirenses a valorizar o carnaval feito na cidade.

Para ensinar o que um mestre-sala e uma porta-bandeira têm que saber, a prefeitura de Cachoeiro contratou duas das mais importantes personalidades capixabas no assunto: Andressa Leal, que ficou 25 anos na função e se consagrou como uma das melhores do Estado, defendendo a bandeira da Unidos da Jucutuquara, e Bruno Santos, que já desfilou na Unidos da Jucutuquara, Andaraí e Pega no Samba e ganhou vários prêmios.

As aulas começam no próximo dia 18 de setembro (sábado), às 9h. O lugar em que será oferecida a oficina ainda está sendo definido pela prefeitura, mas o coordenador do Carnaval 2011, Anclebio Junior, garante que essa é uma oportunidade imperdível.

Multiplicação do conhecimento

"Quem acha que tem o dom deve participar porque o que queremos é multiplicar o conhecimento. Além disso, nesse mesmo dia, vamos dar, para cada agremiação, bandeiras da escola para serem usadas pelos casais de mestre-sala e porta-bandeira adulto e mirim", antecipa.

A oficina será realizada em cinco dias. Além de 18 de setembro, haverá aulas nos dias 9 de outubro, 23 de outubro, 6 de novembro e 20 de novembro, quando será realizada uma apresentação pública à população para que os alunos mostrem o que aprenderam durante as atividades.

Esse é mais um dos investimentos que a prefeitura tem feito para profissionalizar o carnaval em Cachoeiro. Desde 2009, o poder público tem incentivado as agremiações, oferecendo cursos, workshops e recursos para resgatar a tradição do carnaval no município e incentivar as famílias a aproveitar as atrações da cidade durante esse período, em vez de viajarem para o litoral.

Confira as escolas de samba de Cachoeiro e garanta já a sua vaga!

Unidos do Zumbi
Bairro: Zumbi

Velha Guarda do Samba
Bairro: Nossa Senhora Aparecida

Explosão do Novo Parque
Bairro: Novo Parque

Catedráticos de Cachoeiro
Bairro: Nova Brasília

Independente do Aquidaban
Bairro: Aquidaban

Acadêmicos do União
Bairro: União

Império do Arco-Íris
Bairro: Fé e Raça

Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir