Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-06-2011

Resultado do PIB deve desacelerar no segundo trimestre
Dados do IBGE mostraram crescimento de 1,3% no primeiro trimestre.
Resultado do PIB deve desacelerar no segundo trimestre
Foto: Nilton Fukuda/AE

Gabriela Gasparin

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (3) que, apesar do crescimento de 1,3% do PIB no primeiro trimestre, na compara��o com os tr�s meses anteriores, o resultado deve come�ar a desacelerar a partir do segundo trimestre. Para o governo, contudo, esse resultado mostra que a economia brasileira mant�m vitalidade apesar das medidas de conten��o do cr�dito.

"Se n�s olharmos um pouco mais adiante, ou seja (...), os resultados de abril e de maio, vamos perceber que a economia brasileira desacelerou um pouco mais e, portanto, o segundo trimestre deste ano vai ter um crescimento menor do que esse de 1,3% que foi observado no primeiro trimestre", afirmou.

O ministro explicou que o motivo do menor crescimento previsto s�o as medidas adotadas pelo governo de modera��o ao cr�dito. "O cr�dito est� crescendo menos, est� se expandindo nesse primeiro quadrimestre, a� j� falo incluindo abril, algo como 13%. Ele vinha crescendo mais de 20%. Portanto, h� uma modera��o de crescimento do cr�dito (...) em uma escala menor que vinha acontecendo", explicou.

Mantega reafirmou a previs�o revisada de 4,5% de crescimento do PIB para 2011 pelo Minist�rio da Fazenda. "Ainda haver� uma desacelera��o para que d� a m�dia de 4,5% ao longo do ano. No segundo trimestre, poder� ficar abaixo de 4,5% anualizado. No segundo semestre, haver�, provavelmente, alguma acelera��o de modo que a m�dia ficar� em torno de 4,5% para o crescimento de 2011", disse Mantega.

Medidas de conten��o ao cr�dito
Por conta da desacelera��o, o ministro voltou a descartar nesta sexta-feira novas medidas macroprudenciais de conten��o ao cr�dito no pa�s. "Quando voc� fala de medidas macroprudenciais n�s estamos falando as medidas de aumento de capital dos bancos, que foram tomadas no final do ano passado, e essas eu n�o vejo necessidade de novas medidas dessa natureza neste momento". Mantega afirmou, contudo, que em rela��o � medidas de modera��o da entrada de capital externo, o governo olha com aten��o devida.

O ministro disse, ainda, que a economia brasileira se comporta diferente da mundial. "� um crescimento menor do que o crescimento do ano passado, por�m mostra que a economia brasileira mant�m a vitalidade que adquiriu nos �ltimos anos. E ela se diferencia do comportamento da economia mundial". De acordo com o ministro, mesmo a China j� d� sinais de desacelera��o.

Mantega afirmou que o resultado do primeiro trimestre foi impulsionado principalmente pelo crescimento da agricultura. "A ind�stria de transforma��o cresceu 2,8%, o que � muito positivo e desmente algumas ideias que a ind�stria de transforma��o brasileira est� com problemas ou recuando". Ele acrescentou, ainda, que os servi�os, apresentou crescimento menor, de 1,1%. "Esse crescimento j� reflete acomoda��o da economia brasileira aos ajustes que n�s fizemos desde o final do ano passado no sentido de moderar o crescimento".

Infla��o
Para o ministro, com as medidas de conten��o ao cr�dito adotadas pelo governo, a infla��o j� d� fortes sinais de queda. "Todos os indicadores de pesquisas (...) apontam que a infla��o est� caindo".

Com�rcio exterior
Em rela��o �s exporta��es, o ministro afirmou que o com�rcio exterior est� indo bem neste ano, e "at� melhor do que no ano passado". De acordo com Mantega, as exporta��es est�o crescendo e o saldo comercial a ser alcan�ado poder� chegar a US$ 25 bilh�es. Para ele, o d�ficit em transa��es correntes dever� ficar menor que as previs�es, em torno de 2,3%. "Estamos se defendendo com as exporta��es de commodities", afirmou.

Resultado do PIB deve desacelerar no segundo trimestre, diz Mantega
Dados do IBGE mostraram crescimento de 1,3% no primeiro trimestre.
No segundo semestre, no entanto, economia pode ter nova acelera��o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir