Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-07-2011

Atentados ao norte de Bagdá deixam 35 mortos
Pelo menos 35 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em dois atentados executados
Atentados ao norte de Bagdá deixam 35 mortos
Foto: AFP, Ahmad al-Rubaye

BAGDÁ, Iraque — Pelo menos 35 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em dois atentados executados nesta terça-feira em Taji, 15 km ao norte de Bagdá, anunciou o ministério do Interior.

Segundo a polícia da localidade de maioria sunita, um carro dirigido por um homem-bomba explodiu contra a porta principal do conselho municipal, onde acontecia uma reunião importante sobre os serviços públicos.

"O prefeito, líderes tribais e membros dos serviços de segurança estavam presentes quando aconteceu a primeira explosão", disse uma fonte policial.

Quando as pessoas começavam a sair, outro homem-bomba detonou seus explosivos no meio da multidão e provocou muitas vítimas.

A polícia não informou se os ataques provocaram vítimas entre os participantes da reunião.

Mais cedo, o general Qasem Atta, porta-voz do comando de operações de Bagdá, afirmou que "dois atentados, um com carro-bomba e outro com uma bomba, aconteceram ao mesmo tempo contra uma agência de emissão de documentos de identidade e contra a sede do conselho municipal, provocando várias vítimas".

Os ataques aconteceram às 12H00 (6H00 de Brasília), segundo o general.

Na segunda-feira à noite, disparos de foguetes provocaram cinco mortes e deixaram sete feridos perto do hotel Rashid, na Zona Verde, um setor ultraprotegido de Bagdá, de acordo com o general Atta.

O foguete caiu sobre casas pré-fabricadas onde vivem famílias dos funcionários do hotel.

"Um foguete do tipo Katiusha caiu às 21H00 (15H00 de Brasília) no terreno próximo do hotel Rashid onde moram os funcionários", disse.

Vinte e cinco casas foram destruídas.

Dois homens foram detidos no distrito xiita de Zafraniya, sul de Bagdá, depois do atentado. Outro foguete Katiusha, um lança-foguetes e uma câmera de vídeo foram confiscados.

Os novos atentados acontecem depois de o Iraque ter registrado o mês - junho - mais violento do ano, tanto para os iraquianos como para os soldados americanos, que a princípio devem deixar o país ao fim do ano.

No total, 271 iraquianos morreram em junho em atentados, incluindo 155 civis, 77 policiais e 39 soldados, segundo os ministérios da Saúde, Defensa e Interior.

O resultado representa um aumento de 34% na comparação com maio. O mês mais violento antes de junho havia sido registrado em setembro de 2010, com 273 mortos.

Atentados ao norte de Bagdá deixam 35 mortos
Pelo menos 35 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em dois atentados executados

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir