Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-09-2011

Polícia prende nove suspeitos em ação para desarticular milícias
Grupo paramilitar é um dos mais perigosos da cidade, segundo a polícia
Polícia prende nove suspeitos em ação para desarticular milícias
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Nove pessoas foram presas até o momento na operação que a Polícia Civil realiza desde o final da madrugada desta quinta-feira (1) para desarticular uma milícia que atua em bairros da zona oeste do Rio de Janeiro. No total, foram expedidos 18 mandados de prisão preventiva, mas cinco procurados já estavam detidos antes da ação ter início.

Os 150 policiais envolvidos na operação também buscam cumprir 33 mandados de busca e apreensão. Os agentes já apreenderam um veículo Eco Sport, uma pistola calibre 380, R$ 45 mil em espécie, cheques, uma máquina de contar cédulas e documentos relativos a máquinas caça-níqueis e ao serviço de segurança clandestina.

De acordo com a Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado (Draco), a milícia conhecida como "Liga da Justiça" é uma das perigosas do Rio. Seus criadores foram os ex-parlamentares e irmãos Natalino e Jerônimo Guimarães, já presos.

Segundo a polícia, a milícia tem como fonte de renda o domínio sobre transporte alternativo de passageiros (vans e mototáxis), exploração de jogos de azar por meio de máquinas caça-níqueis, monopólio da venda de botijões de gás e água a preços superfaturados, cobrança de taxas de segurança e redistribuição ilícita de sinais de transmissão de canais de televisão e internet.

O grupo paramilitar atua principalmente nas localidades de Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Santíssimo, Paciência e Sepetiba. De acordo com a Draco, para impor a dominação territorial e econômica os milicianos se utilizam da violência e imposição do medo e do terror. Entre os delitos praticados por eles estão homicídios, extorsões, ameaças, posse e porte ilegal de armas.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir