Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-09-2011

PMDB aguarda decisão de Novais sobre saída de Ministério do Turismo
Ministro é alvo de denúncia de suposto uso irregular de verba pública. Ele se reuniu com equipe no ministério para discutir situação no cargo.
PMDB aguarda decisão de Novais sobre saída de Ministério do Turismo
Foto: www.g1.com

O ministro do Turismo, Pedro Novais, deverá responder na tarde desta quarta-feira (14) a seu partido, o PMDB, se entregará o cargo à presidente Dilma Rousseff, após denúncias de suposto uso irregular de recursos públicos.

Pela manhã, o ministro se reuniu com sua equipe no ministério para discutir a situação. Também se encontrou com o líder do partido na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves. Eleito pelo PMDB do Maranhão, Novais é deputado federal licenciado e indicado para o Ministério do Turismo pela bancada peemedebista da Câmara.

Segundo o blog de Cristiana Lôbo, a carta de demissão chegou a ser discutida, embora Novais resista a entregar o cargo.

O presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou que os líderes do partido e o vice-presidente, Michel Temer, vão se reunir ainda nesta quarta para discutir a situação de Pedro Novais. "Devemos sentar hoje à tarde. Devemos sentar as lideranças do PMDB no Senado e na Câmara junto com o vice-presidente para discutir essa questão."

O ministro é alvo de denúncias de suposto uso indevido de dinheiro público. Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" de terça-feira (13), Novais pagou uma governanta com recursos da Câmara dos Deputados durante sete anos. Segundo outra reportagem, publicada nesta quarta pelo jornal, a mulher de Novais usaria como motorista particular um funcionário lotado no gabinete de aliado de Novais, o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA).

No mês passado, o Ministério do Turismo foi alvo de investigação da Polícia Federal durante a Operação Voucher, que levou à prisão do número dois do ministério, o ex-secretário-executivo Frederico da Silva Costa.

Dilma
Mais cedo, nesta quarta, a presidente Dilma Rousseff afirmou que vai pedir explicações ao ministro para "avaliar" o caso e tomar as decisões "cabíveis".

"Primeiro a gente pede as explicações cabíveis. Eu estou voltando hoje de São Paulo. Nós vamos encaminhar isso, avaliar qual é a situação e aí tomar as medidas cabíveis de forma muito tranquila", disse.

A presidente afirmou que ainda não conversou com Novais sobre as novas denúncias. "Ele não me deu explicação até porque eu não estava aqui." Dilma foi a São Paulo na terça, onde participou de eventos ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

PMDB
O líder do PMDB na Câmara, deputado federal Henrique Alves (RN), disse que a decisão de deixar ou não o comando do Ministério do Turismo é de Pedro Novais.

Na manhã desta quarta, Alves reuniu a bancada do PMDB na Câmara para discutir o assunto, mas negou que os deputados tenham retirado apoio ao ministro. No entanto, disse que Novais "precisa sentir" a hora de sair do cargo.

"Conversei com Novais ontem pelo telefone para ele explicar as denúncias. Ele disse que o noticiário é requentado. O sentimento de deixar ou não o cargo deve partir dele. Não é prática do PMDB abandonar ninguém no momento de dificuldade", afirmou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir