Categoria Policia  Noticia Atualizada em 09-12-2011

Chefe de Máfia do Carvão é preso e apresentado pela polícia
Cinco presos da quadrilha foram apresentados em Vitória. 18 carvoarias foram interditadas no Norte do Espírito Santo a última quinta (8).
Chefe de Máfia do Carvão é preso e apresentado pela polícia
Foto: g1.globo.com

A polícia apresentou cinco presos da operação do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) que combate o roubo e a sonegação fiscal da madeira, na tarde desta quinta-feira (8), em Vitória. Segundo o delegado Jordano Leite, o membro mais procurado da chamada Máfia do Carvão foi preso. Ele possuía empresas que transportavam madeira para siderúrgicas em Minas Gerais e chegou a movimentar R$ 14 milhões nos últimos 5 meses. Nesta quinta-feira (8), a polícia também interditou 18 carvoarias localizadas em Pedro Canário e São Mateus, no Norte do estado.

"Os cinco presos apresentados utilizam a madeira de pequenos e médios produtores e transportam com seus caminhões o produto para siderúrgicas mineiras. Eles possuem empresas em nome de laranjas e vendiam o produto sem a documentação adequada, causando sonegação de impostos", explica o delegado Jordano Leite.

De acordo com o delegado, o homem mais procurado e apontado como cabeça da quadrilha também vendia notas fiscais sem o produto para as siderúrgicas. "Ele vendia crédito tributário para as siderúrgicas de Minas Gerais, apenas as notas, sem a madeira, como forma de lavar dinheiro e aumentar os lucros", diz Leite.

Dentre os cinco presos apresentados hoje, quatro foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória de Viana, na Grande Vitória. A outra, uma mulher grávida de 3 meses, foi encaminhada para o Presídio Feminino de Xuri, em Vila Velha. Foi decretada a prisão preventiva de 30 dias de todos os cinco acusados. Eles vão responder por sonegação fiscal, receptação, crime ambiental e formação de quadrilha.

Segundo a polícia, as investigações vão continuar e os laranjas das empresas estão sendo procurados. O delegado Jordano Leite informou que novas prisões podem ser realizadas.

Operação
O número de presos na operação do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) que combate o roubo e a sonegação fiscal da madeira chegou a 23. A operação é realizada no Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.

Segundo o Nuroc, madeira foi roubada de propriedades particulares e até de reservas ambientais. A investigação apontou que o furto de madeira é apenas um crime de esquema bem maior. Segundo a polícia, a madeira era transportada em caminhões e levada para carvoarias clandestinas. De acordo com a polícia, no Espírito Santo e na Bahia, 5 mil fornos fazem carvão de maneira irregular.

"Depois, o produto é comprado por uma empresa, que revende o carvão para siderúrgicas, principalmente de Minas Gerais. Só que essa empresa sonega impostos e, assim, consegue vender por um preço bem menor. Este ano a polícia intensificou a investigação e já apreendeu motosserras, aparelhos de emitir nota fiscal eletrônica e armas", contou Jordano Leite.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir