Categoria Policia  Noticia Atualizada em 29-03-2012

Contrabandistas são presos no Galeão com produtos da China
Grupo vinha do Uruguai e pegava bagagem com mercadoria chinesa. Operação da PF e Receita faz parte de plano de segurança para Rio+20.
Contrabandistas são presos no Galeão com produtos da China
Foto: g1.globo.com

A Polícia Federal e a Receita prenderam uma quadrilha de cinco contrabandistas que atuava em vários aeroportos do país. A prisão foi realizada nesta quarta-feira (28) no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão).

De acordo com a PF, a operação faz parte de cooperação dos órgãos de fiscalização no Galeão para o plano de segurança da Rio+20, evento internacional que acontecerá em junho no Rio.

Segundo os policiais, os contrabandistas traziam mercadorias da China. Em Campinas, em São Paulo, eram arregimentadas as chamadas "mulas", pessoas usadas para viajar e transportar os produtos.

Os policiais explicaram que a tática dos criminosos era enviar uma das mulas para a China e as outras quatro para o Uruguai. Os cinco planejavam chegar exatamente no mesmo horário no aeroporto em território brasileiro.

Os quatro que vinham do Uruguai retiravam, cada um, duas malas provenientes da China, já que o desembarque era simultâneo. Depois, passavam pela alfândega, com uma fiscalização menos rigorosa por ser uma rota incomum, segundo os agentes.

As malas que vinham da China eram sinalizadas com fitas vermelhas e identificadas pelos contrabandistas que desembarcavam do Uruguai. A maioria dos produtos apreendidos era óculos e relógios.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir