Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 17-05-2012

Fiscais do Ibama embargam área de mais de mil hectares no norte de MT
Área localizada em fazenda de Feliz Natal (MT) era monitorada há 4 anos. Dono da propriedade foi identificado e pode pagar multa de R$ 2 milhões.
Fiscais do Ibama embargam área de mais de mil hectares no norte de MT
Foto: g1.globo.com

Uma área de mais de mil hectares foi embargada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) na cidade de Feliz Natal, a 538 quilômetros de Cuiabá, nesta quarta-feira (16). A área localizada no norte do estado era monitorada desde 2009 pelo órgão ambiental.

De acordo com o Ibama, fiscais da unidade encontraram dois tratores esteiras escondidos dentro de uma mata da propriedade.

No local, os fiscais o uso do "correntão", desmatamento ilegal onde a corrente é puxada por tratores para derrubar as árvores. O material tinha 100 metros e pesa mais de 15 toneladas, informou o instituto. "A prática do ‘correntão’,que até o momento não tem nenhum documento autorizando o uso desse tipo de técnica, dizima não só a flora mas a fauna completamente", pontuou o gerente do Ibama de Sinop, Evandro Selva.

Ainda segundo o Ibama, o desmatamento nessa floresta era feito durante a noite em uma área que chegou a ser queimada e estava em processo de regeneração. O local era monitorado pelo instituto há quatro anos.

As imagens de satélite mostram indicativo de desmatamento, entre os anos de 2009 e 2012. Em 2009 a área registrava vários focos de queimada na propriedade. No ano de 2010, as imagens do satélite mostram que área volta a ter florestas, porém, em 2012, a floresta desaparece da área monitorada. "Um desmatamento com essa dimensão não havíamos registrado nesse ano", completou Evandro.

O dono da área foi identificado e pode responder por desmate ilegal, ser preso e pagar uma multa de mais de R$ 2 milhões.

Exploração ilegal

No último dia 11, na cidade de Paranaíta, a 849 quilômetros da capita, o Ibama flagrou uma área de reserva onde acontecia exploração ilegal de madeira ainda no norte de Mato Grosso. A principal espécie explorada era da essência castanheira, com árvores que chegam a 140 cm de diâmetro e 25m de altura. No local havia seis homens que foram autuados em flagrante.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir