Categoria Policia  Noticia Atualizada em 15-06-2012

PM invade Unifesp e 26 são detidos
26 estudantes foram detidos após protesto no campus de Guarulhos, Uma jovem ficou ferida; alunos foram levados para a Polícia Federal.
PM invade Unifesp e 26 são detidos
Foto: g1.globo.com

Imagens registradas na noite desta quinta-feira (14) mostram a confusão que envolveu estudantes do campus de Guarulhos, na Grande São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e policiais militares. No total, 26 estudantes foram presos e levados para a sede da Polícia Federal em São Paulo, na Lapa, Zona Oeste da capital paulista.

A confusão começou durante um protesto de estudantes, que pediam melhorias nas condições dos estudos e o fim da repressão ao movimento estudantil. Policiais militares chegaram ao prédio. O vídeo mostra os policiais e os estudantes lado a lado. Em seguida, um PM detém uma estudante, e a confusão começa.

Os alunos acusam a direção da universidade de ter chamado a PM, e reclamam que os policiais usaram balas de borracha e bombas de gás. Segundo os estudantes, os policiais já chegaram agredindo os alunos. Já a PM informou que o grupo atirou objetos nos policiais e que, por isso, eles reagiram. A direção da Unifesp negou que tenha chamado a polícia – disse que uma equipe da PM que estava na região foi ao local por conta própria.

Outros estudantes que não foram detidos passaram a noite na calçada em frente à sede da Polícia Federal em solidariedade aos colegas. Os jovens detidos permaneciam detidos no início da manhã desta sexta-feira (15).

Os estudantes chegaram a ocupar o prédio da universidade em Guarulhos durante a greve, no fim de março. Na semana passada, uma ordem judicial determinou a reintegração de posse do imóvel, e os jovens saíram. Nesta quinta, eles voltaram ao prédio para fazer o protesto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir