Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-06-2012

Confrontos mataram pelo menos 178 na Síria na quinta-feira, diz oposição
Maioria das vítimas são civis, segundo ONG. País teve um dos dias mais violentes desde o início da rebelião anti-Assad.
Confrontos mataram pelo menos 178 na Síria na quinta-feira, diz oposição
Foto: g1.globo.com

A repressão das manifestações e os combates entre o Exército e rebeldes provocaram na quinta-feira na Síria a morte de 178 pessoas, em sua maioria civis, o que constitui um dos dias mais violentos desde o início da rebelião em março de 2011, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Pelo menos 178 pessoas, entre elas 117 civis e 58 integrantes das forças de segurança, morreram na quinta-feira, segundo o OSDH, que destacou o balanço particularmente sangrento em Douma, perto de Damasco.

Nesta cidade, violentamente bombardeada pelo Exército, que tenta esmagar a rebelião, morreram pelo menos 36 pessoas, incluindo seis crianças e seis mulheres.

Mais de 15.800 pessoas, a maioria civis, morreram nos últimos 15 meses desde o início da rebelião, afirma o OSDH.

Annan otimista
O mediador internacional Kofi Annan disse nesta sexta-feira que está "otimista" que as negociações sobre a Síria, que serão realizadas no sábado, produzirão um resultado aceitável.

"Acho que teremos uma boa reunião amanhã (sábado). Estou otimista", disse Annan à Reuters TV em Genebra, após a Rússia propor mudanças em seu plano para um governo de unidade nacional. As conversas terminarão "com um resultado aceitável", disse Annan.

O porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi, disse: "As conversas estão em curso e a reunião preparatória acontecerá nesta manhã (de sexta-feira)".


Imagem divulgada pela oposição exibe corpos de pessoas supostamente mortas pelo governo em Douma na quinta-feira




Fonte: g1.globo.com
 
Por:      |      Imprimir