Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-07-2012

Turismo em favelas causa polêmica na capital da Indonésia
Muitos moradores não se importam com visitantes, mas ativistas veem atividade como exploração de desgraça alheia em Jacarta.
Turismo em favelas causa polêmica na capital da Indonésia
Foto: g1.globo.com

Cerca de 160 mil turistas visitam todos os meses a capital da Indonésia. O destino da maioria é região central.

Mas, não muito longe dali, turistas estão pagando US$ 53 (R$ 106) para conhecer um lado diferente de Jacarta: o das favelas

Em passeios guiados pela favela, os turistas podem experimentar formas alternativas de transporte e também conversar com os moradores.

Muitos deles não se importam com a presença dos visitantes.

Metade da taxa cobrada pelo passeio é destinada a ajudar os habitantes da favela. Mas, críticos da iniciativa dizem que os passeios denigrem os moradores e exploram sua pobreza.

"Isso é degradante para os pobres porque os exibe como animais em um zoológico. As pessoas pagam uma taxa e assistem eles viverem", diz a ativista Wardah Hafidz.

Já o organizador dos grupos, Ronny Poluan, diz que o objetivo dos passeios é ajudar as pessoas e fazer com que elas conheçam umas às outras.

O passeio pela favela é só uma pequena amostra da realidade de ano menos 12% dos moradores de Jacarta, que vivem na pobreza e têm acesso restrito à saúde e à educação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:      |      Imprimir